• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 01:40:08 -03

    Brilhante Ustra é o sexto autor de não ficção mais vendido do país

    MAURÍCIO MEIRELES
    COLUNISTA DA FOLHA
    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    03/06/2016 14h51

    Sérgio Lima - 10.mai.2013/Folhapress
    Carlos Alberto Brilhante Ustra em audiência pública promovida pela Comissão Nacional da Verdade, em maio de 2013

    O livro do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015), "A Verdade Sufocada", de impressão paga pela sua própria família, é a sexta obra mais vendida do país.

    O livro, em que o coronel que chefiou a unidade de tortura do DOI-Codi durante o regime militar, entrou esta semana na lista que a Folha publica em sua edição deste sábado (4).

    A entrada da obra no ranking deveu-se a uma venda de 1.068 exemplares nas lojas da Livraria Cultura. "A Verdade Sufocada" estava esgotado havia quase um mês.

    A edição é parte de uma tiragem de 20 mil exemplares, diz a viúva do militar, Maria Joseíta Brilhante Ustra. Ainda segundo ela, essa é a maior impressão que a família já fez da obra do coronel.

    "No começo as livrarias nos boicotavam. A primeira a nos procurar [para vender o livro] foi a Livraria Cultura do Recife", diz a viúva.

    Ela conta que o volume sempre vendeu bem, mas que esta foi a primeira vez que ficou 20 dias esgotado. A Folha ligou para a loja da Cultura no Conjunto Nacional e um livreiro informou que, com a obra esgotada, havia muitas encomendas.

    "Agora as livrarias me procuram em grande quantidade. Eu não procuro nenhuma", afirma Maria Joseíta.

    Para o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), presidente da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, a notícia se deve ao clima do país. "O debate político se ampliou e uma direita rançosa e fascista está se reorganizando no Brasil".

    Ex-preso político, ele afirma ter sido torturado pessoalmente pelo ex-coronel reformado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024