• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 13:32:11 -03

    crítica

    Temática do casamento gay não exime filme do conservadorismo

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    09/06/2016 02h35

    Os casórios nos filmes já serviram para ridicularizar a riqueza e o ideal de normalidade ("Cerimônia de Casamento"), trazer afetos à tona ("O Casamento do Meu Melhor Amigo") e mostrar que casar pode não ser a melhor solução ("O Casamento de Muriel"), entre tantos exemplos.

    "Casamento de Verdade" é um manual de etiqueta da modalidade mais recente de união, o casamento gay, para evitar gafes imperdoáveis, como o preconceitos. Outra função do filme é estimular os que ainda temem abrir o armário.

    Jenny (Katherine Heigl) é a queridinha dos pais. Só não é mais perfeita porque, em vez de procurar um bom marido, ela prefere ficar com o das outras. Um dia, Jenny decide contar que a colega de quarto é, de fato, namorada e que elas decidiram se casar.

    "O que os vizinhos vão dizer?" A pergunta do pai resume o espírito do filme. O problema são os outros. Jenny deixa de fazer a boa moça, a irmã assume que seu casamento hétero é uma farsa e os pais decidem que só a felicidade importa e todos vão ser felizes para sempre.

    Divulgação
    Katherine Heigl e Alexis Bledel em cena do filme 'Casamento de Verdade
    Katherine Heigl e Alexis Bledel em cena do filme 'Casamento de Verdade'

    O filme evita tratar questões mais insolúveis como desarticular preconceitos, ao mostrar que a assimilação se resolve com a normalização, o que quer dizer casar, reproduzir um modelo de ordem e parar de fazer barulho.

    Por trás da ideia irrefutável de que todo mundo tem, no mínimo, direito à felicidade no amor, "Casamento de Verdade" dilui a problemática da diversidade a um dos tópicos.

    O ideal que o filme difunde não deixa de ser útil em países como o Brasil, que ainda vê no casamento gay uma ameaça à "instituição". Essa representação progressista, no entanto, não o impede de ser tão conservador quanto as comédias de mais de meio século atrás, em que rebeldia se resolvia com marido e filhos.

    CASAMENTO DE VERDADE
    (Jenny's Wedding)
    DIREÇÃO: Mary Agnes Donoghue
    ELENCO: Katherine Heigl, Alexis Bledel
    PRODUÇÃO: EUA, 2015, 12 anos
    QUANDO: estreia nesta quinta (9)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024