• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 18:23:57 -03

    João Gilberto comemora seus 85 anos em silêncio e cercado de expectativa

    CHICO FELITTI
    DE SÃO PAULO

    10/06/2016 02h22

    "Vamos fazer uma festa enorme e aberta na praia de Copacabana", diz Bebel Gilberto sobre a comemoração dos seus 50 anos, completados em 12 de maio, unida com os 85 de seu pai, João Gilberto, que faz aniversário nesta sexta (10). Um segundo depois, a cantora cai no riso: "É brincadeira, óbvio. Vamos ficar quietinhos, do jeito que ele gosta".

    O aniversário do pai da bossa nova será comemorado com mais silêncio do que música. Isso se for comemorado. Nem um bolinho é garantido, disseram amigos e parente ouvidos pela Folha.

    Claudia Faissol, empresária e mãe de sua filha mais nova, diz que o trabalho deixa pouco tempo para celebrar. "Tem muita coisa acontecendo, além do relançamento. Mesmo. Só não posso dizer sem a autorização do João. Vou perguntar para ele e te digo."

    A principal "novidade" é uma pendenga que já completa três anos. Em 2013, o banco Opportunity pagou cerca de R$ 10 milhões ao músico para relançar quatro de seus primeiros discos, entre eles o divisor de águas "Chega de Saudade" (1959), com uma qualidade de som finalmente satisfatória aos ouvidos absolutos do compositor.

    Os álbuns ficaram prontos em 2014, remasterizados por profissionais de confiança da família, e já poderiam ter ido às lojas, ainda que siga em curso uma guerra judicial com gravadora EMI, sobre direitos autorais. Mas João não se deu por contente com a qualidade e se recusa a liberá-los.

    Angeli
    Há 26 anos, o cartunista Angeli fez uma série de tiras dos Skrotinhos em visita ao Rio de Janeiro atormentando João Gilberto; esta acima foi publicada em 25/12/1990
    Há 26 anos, o cartunista Angeli fez uma série de tiras dos Skrotinhos em visita ao Rio de Janeiro atormentando João Gilberto; esta acima foi publicada em 25 de dezembro de 1990

    O imbróglio do lançamento pode ter chegado a uma resolução. Um integrante da família que pediu para não ser identificado afirmou ter ouvido de João, após semanas de pressão, para aproveitar a efeméride dos 85 anos, que a papelada seria assinada.

    Bebel Gilberto planeja lançar um novo disco até o fim do ano. Contará ele com uma participação do pai? "Se dependesse de mim, eu teria feito esse disco com ele anteontem."

    Por ora, se contenta em ficar em silêncio na casa paterna, onde é uma das poucas que pode entrar. Após o banco ter pago uma estada por meses no Copacabana Palace, João voltou a seu apartamento de 140 m² no Leblon.

    É lá que se dará a única festa certa para João Gilberto. O restaurante Degrau, no Leblon, agendou uma surpresa que repete anualmente para seu cliente mais famoso. "A gente prepara um cordeirozinho e manda para ele, com nossos abraços", contou o gerente Sebastião Alves.

    Dois dias se passaram e a empresária do músico não respondeu o que mais o artista planejava fazer em seu octagésimo quinto ano de vida. João não deixou.

    *

    Ouça as 10 músicas mais tocadas do cantor, segundo o Ecad

    Ouça no deezer

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024