• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 15:00:58 -03

    Séries com ação são preferidas para maratonas, diz Netflix; veja ranking

    DE SÃO PAULO

    10/06/2016 12h33

    Se nesta sexta-feira (10) você vai deixar a baladinha de lado para fazer aquela maratona de séries, provavelmente vai escolher alguma trama com ação e energia. Ao menos é o que aponta uma pesquisa da Netflix.

    A plataforma de vídeos on-line analisou mais de 100 séries em cerca de 190 países, incluindo o Brasil, e concluiu que, embora o hábito de assistir a vários episódios de uma vez já tenha se consagrado, o padrão não se repete para todas as atrações.

    Segundo o levantamento, assinantes completam temporadas, em média, em uma semana. Aqueles que estão focados em terminar a série geralmente assistem a mais de duas horas diárias.

    Frank Ockenfels/Divulgação/AMC
    Cena de "The Walking Dead", uma das séries preferidas para maratonas no Brasil
    Cena de "The Walking Dead", uma das séries preferidas para maratonas no Brasil

    Por isso, a pesquisa considera que as atrações são "devoradas" —ou seja, vistas em maratonas— quando prendem a atenção do espectador por mais de duas horas. As "saboreadas" são assistidas mais lentamente.

    No Brasil, o comportamento é semelhante ao identificado globalmente: séries que causam reações e provocam respostas emocionais tendem a gerar mais maratonas. É o caso de suspenses, como "The Killing", e comédias, como "Orange Is the New Black".

    Por outro lado, são assistidas aos poucos as tramas mais complexas e que dão margem a diferentes interpretações. A maiorias delas são dramas, como "House of Cards" e "Narcos". Também entram na lista séries de super-heróis, como "Demolidor" (veja rankings abaixo).

    Em seu relatório de resultados de 2015, a Netflix anunciou ter ultrapassado 75 milhões de assinantes. Segundo a empresa, usuários do mundo todo viram 42,5 bilhões de horas de filmes e séries no ano passado.

    *

    Veja os rankings do país:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024