• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 02:11:56 -03

    Livro propõe visita guiada a 'Ulysses', clássico de James Joyce

    MAURÍCIO MEIRELES
    DE SÃO PAULO

    16/06/2016 02h31

    É um monumento que provoca uma mistura de reverência e receio de ser encarado. Considerado um dos clássicos da literatura universal, "Ulysses", de James Joyce (1882-1941), é daqueles livros que muitas vezes se tem na estante, mas cuja leitura acaba sempre adiada.

    O paranaense Caetano Galindo, tradutor da última edição do calhamaço de mais de 800 páginas, pela Companhia das Letras, jura que vale a pena –e que o autor irlandês é divertidíssimo.

    O tradutor agora propõe levar os temerosos pela mão. Em "Sim, Eu Digo Sim", ele propõe uma "visita guiada" ao romance de Joyce. Em tom didático, como professor que é, Galindo vai destrinchando capítulo a capítulo da obra.

    O tradutor autografa seu guia de leitura nesta quinta-feira (16), na Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.

    O dia não foi escolhido ao acaso. Dezesseis de junho de 1904 é quando se passa a história de "Ulysses", na qual Leopoldo Bloom circula pela cidade de Dublin, adiando a volta para casa –como o Ulisses de Homero, que demorou a voltar para Ítaca, depois da Guerra de Troia.

    É quando, no mundo inteiro, se comemora o Bloomsday, e os entusiastas de James Joyce se reúnem para ler e discutir o romance. No Brasil, pelos menos nove cidades vão comemorar a data.

    Quem quiser aproveitar o dia e resolver se aventurar no romance, Caetano Galindo recomenda "Sim, Eu Digo Sim".

    "Desculpa a autopromoção, mas é honesto. Se o teu problema é receio, use o aparato. Estude. O guia pode não só explicar coisas, mas aguçar o teu apetite para procurar os detalhes na trama mais densa da prosa de Joyce", diz ele.

    Theo Marques/Folhapress
    Caetano Galindo, professor de letras da UFPR e tradutor de 'Ulysses', de James Joyce
    Caetano Galindo, professor de letras da UFPR e tradutor de 'Ulysses', de James Joyce

    Quem ler o livro vai ter a impressão de assistir a uma aula. Não à toa. A ideia do guia surgiu das aulas de Galindo, que é professor de linguística na Universidade Federal do Paraná.

    "Devo ter acumulado umas 400 horas aulas sobre 'Ulysses'. Tradutor vive lutando com a tendência de mastigar as coisas pro leitor. Aí, em sala de aula, você libera esse lado."

    Sim, Eu Digo Sim - Uma Visita Ao Ulysses De James Joyce
    Caetano Waldrigues Galindo
    l
    Comprar

    Apesar de iluminar as inovações formais de "Ulysses", o tradutor garante que o leitor que continua próximo do livro depois da primeira leitura não é aquele fascinado apenas pela técnica.

    "O virtuosismo de Joyce está sempre a serviço do efeito literário. E esse efeito tem a mesma base de todos os grandes romances. Interesse humano. Vigor Intelectual. Sabedoria. Empatia."

    O que Joyce acharia ao ver que seu livro precisa de um guia para ser lido?

    "Ele ia se divertir muito. Ele famosamente disse que o caminho para a imortalidade literária era manter a universidade ocupada por trezentos anos. E tinha razão, apesar da piada..."

    BLOOMSDAY

    Em São Paulo, o Bloomsday será celebrado na Casa Guilherme de Almeida. Os especialistas comemoram ainda o que consideram os 50 anos da primeira tradução do livro no Brasil, de Antonio Houaiss.

    Vários estudiosos afirmam que o livro saiu em 1966. Uma consulta aos jornais da época, porém, mostra que o lançamento ocorreu às 19h do dia 23 de dezembro de 1965. Com um coquetel no Rio de Janeiro.

    De todo modo, o filólogo será homenageado, com palestras e leitura de seu trabalho. Além do lançamento, Galindo também dará uma palestra.

    Há ainda exibição de filmes, apresentações musicais, leituras –e homenagens a Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman.

    BLOOMSDAY
    QUANDO hoje, a partir de 18h
    ONDE Anexo da Casa Guilherme de Almeida, rua Cardoso de Almeida, 1943, tel. (11) 3673-1883
    QUANTO grátis

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024