• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 18:49:44 -03

    No teatro, 'Os Dez Mandamentos' ganha versão musical com efeitos '4D'

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    19/06/2016 02h15

    Quando o mar Vermelho se abrir no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, ele virá acompanhado de maresia.

    A versão teatral da novela bíblica "Os Dez Mandamentos" (Record) propõe uma "experiência sensorial", como em um cinema 4D, explica Fernanda Chamma, diretora e coreógrafa da montagem, que estreou na sexta (17). "Há cheiros de mar, da aldeia, ventos na plateia."

    Também são muitas as cenas feitas ao lado do público, mas a proximidade do elenco "de carne e osso" se alterna com o aparato tecnológico usado para emular os efeitos visuais da novela.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil. Data 15-06-2016. Espetaculo Dez Mandamentos. Ator Julio Mancini. Teatro Procópio Ferreira. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
    Ator Julio Mancini como o personagem Moisés no musical 'Os Dez Mandamentos'

    Há um painel de LED ao fundo do palco e uma tela translúcida na frente. O resultado por vezes lembra um visual de cinema. Para a travessia do mar Vermelho (um dos ápices do folhetim, que chegou a superar em alguns momentos o ibope da Globo), o próprio painel de LED se abre.

    A produção não divulga o orçamento da peça, mas, segundo Chamma, o custo está abaixo da média dos musicais brasileiros –"não chega a 10% do valor da maioria".

    A adaptação, contudo, não partiu da Record (que no ano passado lançou uma versão para o cinema de "Os Dez Mandamentos"). Foi o produtor Sandro Chaim que idealizou o projeto e procurou a rede no início do ano.

    A emissora, diz a produção, não influenciou na criação, apenas ficou incumbida da divulgação e de dar assistência à equipe do espetáculo.

    O elenco é outro, e o texto é bem diferente do da TV, diz o dramaturgo Emilio Boechat, que antes trabalhou no roteiro do folhetim. Para contar a história de Moisés (Julio Mancini), que recebe um chamado de Deus para retornar ao Egito de 1300 a.C. e libertar o povo da escravidão no reinado de Ramsés (Thiago Machado), voltou-se ao texto bíblico, o livro Êxodo. "Criamos uma nova história. Da novela, aproveitamos a pesquisa histórica", conta Boechat.

    Divulgação
    Elenco da superprodução "Os dez mandamentos" que chega ao Procópio Ferreira, com Julio Mancini e Thiago Machado
    Thiago Machado (Ramsés), Bruna Pazinato (Nefertari), Tassia Cabanas (Zipora) e Julio Mancini (Moisés)

    A dramaturgia se dividiu com as músicas criadas por Wladimir Pinheiro, que diz ter fugido da temática religiosa: "Eu me inspirei na orquestração de peças da Broadway e de desenhos da Disney, como 'O Príncipe do Egito' [1998]'". Ainda há momentos pincelados por sons tradicionais dos povos hebreu e egípcio, diz.

    Segundo Pinheiro, o ápice musical é a cena que concentra as dez pragas do Egito –na novela, elas foram espalhadas ao longo dos capítulos. Trata-se de um grande "duelo musical" de dez minutos entre Moisés e Ramsés.

    As duas horas de montagem são bastante coreografadas, afirma a diretora. "Todas as entradas são muito marcadas. Há até trocas de figurino dentro de cena: partes do cenário têm gavetas de onde os atores tiram novas roupas".

    OS DEZ MANDAMENTOS - O MUSICAL
    QUANDO qui. e sex., às 21h, sáb., às 18h e 21h, dom., às 17h e 20h; até 2/10
    ONDE Teatro Procópio Ferreira, r. Augusta, 2.823, tel. (11) 3083-4475
    QUANTO R$ 90 a R$ 150
    CLASSIFICAÇÃO livre

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024