• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 16:08:11 -03

    'Aquarius', de Kleber Mendonça, leva principal prêmio do Festival de Sydney

    DE SÃO PAULO

    20/06/2016 13h25

    Em sua jornada por festivais pelo mundo, "Aquarius", novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, levou neste domingo (19) o principal prêmio do Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.

    A mostra premia anualmente longas por sua "coragem e audácia", segundo a organização. Também há competições de documentários, curtas-metragens e animações.

    Um júri de cinco profissionais da indústria cinematográfica australiana e internacional selecionou "Aquarius" entre 12 concorrentes. A decisão foi unânime, disse o presidente da comissão, o produtor britânico Simon Field ao jornal "The Sydney Morning Herald".

    "'Aquarius'" é uma declaração convincente e relevante sobre o Brasil contemporâneo e o poder de um indivíduo que defende o que acredita", afirmou.

    No longa, Sonia Braga vive Clara, uma crítica de música aposentada e viúva às turras com uma construtora com planos de demolir o prédio em que ela vive.

    Entre outras produções que ganharam o prêmio de melhor filme em Sydney, estão o canadense "Amores Imaginários" (2010), de Xavier Dolan, o belga "Dois Dias, Uma Noite" (2014), dos irmãos Dardenne, e o português "As Mil e Uma Noites" (2015), de Miguel Gomes.

    "Uma honra e tanto para mim e toda a equipe", escreveu o diretor brasileiro em seu perfil no Facebook.

    Em maio, "Aquarius" disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas perdeu o prêmio para "I, Daniel lake", de Ken Loach. Ganhou, no entanto, a simpatia da crítica internacional durante a mostra.

    O longa tem estreia prevista para 1º de setembro no Brasil.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024