• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 10:51:02 -03

    Festival Todos os Gêneros reúne em SP arte que celebra diversidade

    LÍVIA SAMPAIO
    DE SÃO PAULO

    25/06/2016 02h44

    Do homossexual Luis Antonio, que deixa a cidade de Santos nos anos 1960 para se tornar Gabriela na Espanha, até o jovem músico paraense de visual indígena/andrógino Jaloo, uma mostra no Itaú Cultural percorre os caminhos da diversidade. A terceira edição de Todos os Gêneros vai deste sábado (25) até o dia 3 de julho.

    Gratuita, a programação inclui teatro, performance, mostras de filmes, música, debates e atividades para crianças, entre elas contação de histórias e oficina de bordado.

    Fora de cartaz desde 2013, a peça documental "Luis Antonio - Gabriela", da Companhia Mungunzá, abre o evento, às 20h (veja quadro ao lado). "É um jeito bonito de começar, com um espetáculo que fala sobre perdão e amor", afirma Galiana Brasil, gerente de artes cênicas do Itaú Cultural e uma das curadoras do evento.´

    Alile Dara Onawale
    Cena do curta "Kbela", de Yasmin Taina
    Cena do curta "Kbela", de Yasmin Taina

    Na peça, o diretor Nelson Baskerville retrata a história de seu irmão mais velho, Luis Antonio (1953-2006), homossexual que desafiou as regras de uma família conservadora e partiu para a Espanha assumindo a identidade da travesti Gabriela.

    Outrora uma das estrelas da noite de Bilbao, Gabriela foi encontrada pela irmã após 30 anos sem contato. "Era viciada em cocaína e a Aids era a menor das suas doenças."

    Completam a programação teatral "Joelma", sobre a inadequação de uma mulher nascida em um corpo masculino, e "O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar", uma das primeiras peças do argentino Raul Damonte Botana, o Copi (1939-1987). No enredo, duas mulheres estão exiladas na Sibéria, cercadas por lobos, por cometerem um crime: mudança de sexo.

    CINEMA E PERFORMANCE

    Provocadoras das belas, recatadas e do lar, Princesa Ricardo, Dalvinha Brandão e Darlene LePetit fazem a performance debochada "Noite Bizarra, Recalcada e Bipolar" no próximo sábado (2/7).

    A programação de cinema, com duas sessões de cinco curtas-metragens cada uma mais três filmes do coletivo [SSEX BBOX], permeia diversas questões de gênero.

    "Kbela", de Yasmin Thayná, traz à tona, buscando uma linguagem poética, uma mulher negra que se liberta de imposições estéticas.

    Para o encerramento, Jaloo, recém-chegado de turnê pela Europa, fará duas apresentações, nos dias 2 e 3 de julho. Músico de gênero indefinível, Jaloo mistura sons garimpados na internet com guitarrada paraense e elementos da estética cafona da década de 1990.

    Toda a programação tem interpretação em libras.

    *

    TODOS OS GÊNEROS Confira destaques da mostra

    "Luis Antonio - Gabriela"
    O diretor Nelson Baskerville coloca em cena a história da própria família: o irmão mais velho desafia as regras da família e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela
    > Sáb. (25), às 20h, e dom. (26), às 19h

    *Mostra [SSEX BBOX]*
    O coletivo apresenta três filmes de autoria própria, entre eles "Perfil: Um Dia com Laerte" e "Perfil: Queer com Pedro Costa", sobre antropólogo radicado em Berlim
    > Dom. (26), às 11h

    "Joelma"
    Encenada pelos baianos do Território Sirius Teatro, conta a história da inadequação de uma mulher nascida no corpo de um homem, abordando a trajetória religiosa da protagonista
    > Seg. (27), às 20h

    "O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar"
    Peça do Teatro dos Extremos apresenta duas personagens exiladas na Sibéria como castigo por terem mudado de sexo
    > Ter. (28) e qua. (29), às 20h

    Mostra de curtas
    Na quinta, serão exibidos "Kbela", "Vagabunda de Meia Tigela", "Roupa de Baixo", "Ashes of the Afternoon" e "O Corpo Nu". Na sexta é a vez de "Viver de Mim", "O Coração do Príncipe", "A Ala", "Eu Vou Me Piratear" e "De que Lado Me Olhas"
    > Qui. (30) e sex. (1º), às 20h

    "Noite Bizarra, Recalcada e Bipolar"
    Performance compila noite de cabaré, talk show, pocket show, stand-up e "bate-cabelo"
    > Sáb. (2/7), às 18h

    Jaloo
    Dobradinha de shows do belenense que mistura música pop, eletrônica e experimental
    > Sáb. (2/7), às 20h, e dom. (3/7), às 19h

    TODOS OS GÊNEROS NO ITAÚ CULTURAL
    QUANDO de 25 de junho a 3 de julho
    ONDE av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776/1777
    QUANTO grátis (distribuição de ingressos com uma hora de antecedência, ou duas horas, para público preferencial)
    PROGRAMAÇÃO itaucultural.org.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024