• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 14:42:02 -03

    Flip

    Aventura com barriga de aluguel na Índia e dia a dia com gêmeas vira livro

    FABIANA FUTEMA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    25/06/2016 02h06

    No Réveillon de 2013, a jornalista Teté Ribeiro, então com 42 anos, decidiu dar um basta às tentativas de engravidar. Após sete anos de tratamentos, remédios para estimular a ovulação, quatro inseminações e várias fertilizações in vitro, ela quis sair daquilo que chamou de "purgatório da infertilidade".

    "Sete anos em que eu levava uma vida de grávida, com todas as proibições e cuidados, ou me curava de um luto por ter perdido mais uma chance. Passei por muitos exames de sangue com a mesma resposta: negativo", escreve ela em "Minhas Duas Meninas", seu quarto livro, disponível nas versões impressa e eletrônica.

    Mas a obra não é sobre a desistência de um sonho, e sim sobre a aventura de Teté, editora da revista "Serafina", da Folha, ao formar sua família. Para ter as gêmeas Rita e Cecília, hoje com 2 anos e meio, ela foi à Índia alugar a barriga de outra mulher, que recebeu o embrião dela e do marido, Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha. O enredo pode até virar filme –os direitos audiovisuais estão com o produtor Rodrigo Teixeira.

    Iannone/Frame/Folhapress
    A jornalista e autora Teté Ribeiro durante mesa literária da 12ª edição da Flip, em 2014
    A jornalista e autora Teté Ribeiro durante mesa literária da 12ª edição da Flip, em 2014

    O casal cogitou adotar uma criança no Brasil. Levou dois meses preparando a documentação exigida. Só que a dona da barriga na Índia engravidou antes de sair a adoção.

    Em uma reunião com outros interessados em adotar, ganharam uma lição: fazer com que as filhas soubessem como chegaram ao mundo.

    Seguiram a dica de montar um álbum de fotografia que fica na sala de casa e que mostra imagens do período em que as meninas passaram na Índia, assim como fotos da dona da barriga de aluguel, Vanita, seu marido e seu filho.

    "Elas veem as fotos desde sempre. São pequenas para ouvir uma história tão complexa, mas tudo o que perguntam a gente responde. À medida que as perguntas ficarem mais profundas, nossas respostas também serão."

    E por que a Índia? No Brasil, a lei só permite o "empréstimo temporário de útero" entre parentes de até segundo grau ou não-parentes, desde que sem pagamento.

    Teté também fala de cuidar de duas recém-nascidas: "A fase do cansaço físico me surpreendeu pela dimensão. Mas eu sabia que viria. Não sabia o que viria depois, como a fase atual, na qual me surpreendo a cada minuto".

    Para escrever o livro, Teté voltou em 2015 à Índia e se reencontrou com Vanita e com a médica da clínica. A jornalista imagina que fará ao menos mais uma viagem para o país, acompanhada das suas duas meninas.

    Minhas Duas Meninas
    Tete Ribeiro
    l
    Comprar

    "Depende de elas terem curiosidade e maturidade. Não é um passeio turístico, é de autoconhecimento. Imagino que quem tem uma história assim vai querer conhecer melhor sua origem."

    MINHAS DUAS MENINAS
    AUTORA Teté Ribeiro
    EDITORA Companhia das Letras
    QUANTO R$ 39,90 (184 págs.) e R$ 27,90 (e-book)
    LANÇAMENTO 12 de julho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073). Na Flip, ela participará da mesa "Uma Barriga de Aluguel, Duas Meninas", na Casa Folha, em 2/7, às 15h

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024