• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 07:12:24 -03

    Academia do Oscar convida Anna Muylaert e outros brasileiros

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    29/06/2016 19h03

    A diretora Anna Muylaert ("Que Horas Ela Volta?"), o diretor Alê Abreu (da animação "O Menino e o Mundo") e o produtor Rodrigo Teixeira ("Alemão") estão entre os brasileiros que foram convocados para fazer parte dos novos quadros da Academia de Ciências Cinematográficas, que anualmente confere o Oscar ao melhor do cinema.

    Os 283 nomes, de 59 países, foram anunciados na manhã desta quarta (29). Entre eles também estão atores como Andrew Garfield ("O Espetacular Homem-Aranha"), Emma Watson ("Harry Potter") e John Boyega (do novo "Star Wars"), diretores como Lenny Abrahmson ("O Quarto de Jack"), Xavier Dolan ("Mommy") e Abbas Kiarostami ("Gosto de Cereja"), além de técnicos das várias áreas da produção cinematográfica.

    Pablo Saborido
    A diretora de cinema paulista Anna Muylaert
    A diretora de cinema paulista Anna Muylaert

    Outros brasileiros, além dos já citados, incluem o diretor de fotografia Lula Carvalho ("Tropa de Elite") e o montador Pedro Kos ("Lixo Extraordinário").

    Também são automaticamente credenciados a fazer parte da Academia os vencedores do Oscar do ano que passou. Eles se somam aos demais membros –cerca de 7.000–, que são os responsáveis por escolher os melhores filmes do ano, além das outras categorias contempladas no Oscar, premiação mais importante do cinema hollywoodiano.

    Nos últimos anos, a Academia, que é presidida por uma mulher negra, Cheryl Boone Isaacs, tem enfrentado críticas crescentes pela falta de representatividade étnica entre os indicados ao Oscar: em 2016, por exemplo, não houve nenhum negro entre os atores e diretores indicados ao prêmio.

    Ao anunciar os novos integrantes, a Academia fez questão de frisar a questão da representatividade desses novos membros: 41% dos recém-ingressados são "de cor", termo empregado para definir todos aqueles que não são brancos caucasianos.

    Os diretores Walter Salles, Walter Carvalho e Fernando Meirelles, além da atriz Fernanda Montenegro, são brasileiros que já fazem parte da Academia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024