• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 06:33:19 -03

    Flip

    Convidada da Flip, peruana adepta do poliamor cria livro político pelo sexo

    SYLVIA COLOMBO
    ENVIADA ESPECIAL A PARATY (RJ)

    01/07/2016 02h23

    Para a peruana Gabriela Wiener, 41, o sexo está diretamente associado à política e à sociedade. É por isso que seu "Sexografias", que sai agora no Brasil pela editora Foz, é mais que o resultado de suas investigações em clubes de swing, no mundo do sexo underground e nas prisões de Lima.

    "Trata-se de uma narrativa construída a partir de meu próprio corpo, mas que ajuda a construir um retrato de uma sociedade", conta à Folha, em Paraty.

    Em outros textos, Wiener explorou sua gravidez, seus abortos, suas investigações em clínicas de fertilidade e outras experiências sexuais.

    Divulgação
    A escritora peruana Gabriela Wiener, 41, que debate hoje
    A escritora peruana Gabriela Wiener, 41, que debate hoje

    O motor de sua curiosidade sempre foi o de "ir contra a ideia de casamento, da relação a dois", diz. "E contra o machismo da própria mulher, seja peruana, espanhola, o que for."

    Nessa coleção de crônicas, que ela apresenta hoje na Flip, ao lado da brasileira Juliana Frank (no último debate do dia, às 21h30), estão experiências como a convivência com um homem poligâmico e suas sete mulheres. "Havia muita relação de carinho entre elas e uma sensação de que se sentiam muito protegidas. E elas me desafiavam, pelo modo como eu posava de mulher independente, é o que conto nesse relato."

    Radicada em Madri, Wiener diz que é doloroso ver que o Peru está tão dividido.

    Nas últimas eleições, apoiou a candidatura da esquerdista Verónika Mendoza, que acabou em terceiro lugar. Uma das únicas candidatas a defender uma lei de aborto, Mendoza recebeu reprimendas públicas de arcebispos e religiosos de alto escalão.

    "É um dos países mais conservadores e atrasados com relação a direitos civis e de gêneros na região."

    Defensora do poliamor, Wiener tem um filho e costumava viver com uma mulher e um homem ao mesmo tempo. Agora estão separados e continuam amigos. "Eu era uma defensora muito vibrante do poliamor, tudo para ser contra o casamento tradicional, mas não pense que o poliamor também não traz confusão. Relacionamentos são complicados. É preciso seguir buscando fórmulas", diz a autora, que está no Brasil acompanhada de uma parceira e da filha.

    SEXOGRAFIAS
    AUTORA Gabriela Wiener
    EDITORA Foz
    QUANTO R$ 38,90 (196 págs.)

    Chamada Flip

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024