• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 04:01:50 -03

    Flip

    Em grande momento, Knausgård faz declaração de amor à literatura

    MAURÍCIO MEIRELES
    JULIANA GRAGNANI
    ENVIADOS ESPECIAIS A PARATY (RJ)

    01/07/2016 19h48

    Foi uma promessa que se cumpriu. No que talvez seja o ponto mais alto desta Flip até aqui, a mesa com o escritor norueguês Karl Ove Knausgård, na tarde desta sexta-feira (1º), foi uma declaração de amor à literatura como um espaço de busca de liberdade, no qual o homem pode desvendar a própria identidade.

    Foi a mesa mais lotada até agora em Paraty. O norueguês é autor da séria memorialística "Minha Luta" (Companhia das Letras).

    O principal momento foi quando o mediador, Ángel Gurría-Quintana, destacou como o sentimento de vergonha é presente na obra do norueguês – e questionou o autor se seus livros eram um modo de se livrar da vergonha.

    "Não, quando você escreve, não tem ninguém na sala. Escrever é se colocar numa situação de total liberdade. Era isso que eu tentava quando escrevi esse livro", afirmou o autor. "Quando o livro é publicado, a vergonha volta."

    Ele conta que, em um de seus primeiros livros, um editor escreveu que a obra era um "monumento à vergonha" - e só então o autor entendeu que estava escrevendo sobre esse sentimento.

    "Se você se interessa pela identidade, você se interessa pela [questão da] vergonha", afirmou. "Depois de dez anos tentando escrever, eu consegui. A escrita veio e havia uma liberdade ali. Foi uma dádiva."

    Quando começou a publicar, o primeiro livro estourou e precisou partir para o segundo volume, o escritor conta ter percebido que sua busca não era pela fama literária -porque escrever era como ler, encontrando "um lugar onde se pode ser livre".

    Ao dizer isso, ele se referia também à criação repressora que teve. E dos problemas com o pai, de quem ele desejava a morte.

    "Me sentia tão reprimido que, na leitura, buscava essa liberdade. É um desejo de estar vivo. Escrever era um jeito de chegar lá, e eu não consegui", afirmou. Knausgård não foi questionado sobre o que quis dizer com essa afirmação melancólica.

    Ao escrever sobre sua própria vida, afirmou Knausgård, ocorre um processo de descoberta de si. "Escrever é lidar com coisas que não se sabia antes. Isso é literatura. É por isso que se escreve. [Você pensa:] Este não sou eu, de onde isso veio? É uma dádiva do céu?"

    O sentimento de uma espécie de missão artística por parte do escritor ficou clara quando o mediador lhe perguntou se não havia pensado nos problemas de expor seus segredos e os de outras pessoas.

    "Vi que o livro era mais importante, não eu. Por isso escrevi segredos que não contaria a ninguém. O livro não é uma escrita sobre mim, isso seria entediante. É uma busca."

    Ele leva essa visão tão a sério que, apesar de ser ameaçado de processo pela família, resolveu seguir em frente para mais um volume da série, porque sabia que "seria bom".

    Com a afirmação, é como se Knausgård ecoasse o mito recorrente na história literária do artista que oferece um sacrifício para deixar uma obra como legado.

    BABA-OVES

    Na parte de fora, no telão, 400 pessoas assistiam sentadas à mesa. A reportagem contou mais cerca de 250 em pé. Cerca de 150, por sua vez, esperavam na fila para conseguir autógrafos do autor após o fim da apresentação.

    Bruno Poletti/Folhapress
    O analista de negócios Thiago Pontes, 27, segura seu boneco de biscuit de Knausgard
    O analista de negócios Thiago Pontes, 27, segura seu boneco de biscuit de Knausgård

    Teve até quem levou um bonequinho de biscuit de Knausgård, como o fã Thiago Pontes, 27, que ganhou o objeto de aniversário na semana passada. "O tempo inteiro me vejo no que ele escreve. A intimidade que ele projeta é universal."

    O norueguês tem um apelo entre leitores ente 20 e 35 anos –ele mesmo reconhece isso, segundo disse à Folha. "Acho que há poucos autores que escrevem sobre o homem comum."

    Chamada Flip

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024