• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 04:47:54 -03

    Flip

    Vencedora do Nobel de Literatura diz que já enfrentou machismo

    LÍGIA MESQUITA
    MAURICIO MEIRELES
    ENVIADOS ESPECIAIS A PARATY (RJ)

    02/07/2016 18h07

    Keiny Andrade/Folhapress
    Paraty, RJ, 02.07.2016 - FLIP 2016 ILUSTRADA - Mesa 16 - Encontro com a escritora russa Svetlana Aleksievitch. FOTO: Keiny Andrade/Folhapress
    A escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch em debate na Flip

    Se o mercado editorial fosse comandado por mais mulheres, seria bem melhor, porque não há igualdade de gênero nesse setor.

    A afirmação foi feita pela autora bielorussa Svetlana Aleksiévitch em entrevista coletiva na tarde deste sábado (2), antes de sua mesa na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). A Nobel de Literatura é a grande atração do evento literário este ano.

    Ela contou que uma vez viu a imagem de uma ministra da Defesa Civil na Suécia, em gravidez avançada, recebendo as tropas do país. "Se essas ministras da Defesa fossem mulheres, teríamos menos guerra e sofrimento no mundo."

    Quando a jornalista começou a escrever sobre guerras, escutou que estava no lugar errado, já que em seu país espera-se que as mulheres façam poesias "sobre flor, amor". "Por ser mulher eu não poderia abordar esse tipo de tema pesado e sofrido, já que esta seria uma literatura masculina."

    Svetlana pontuou outras diferenças entre relatos de homens e mulheres ao contar as entrevistas que está fazendo para seu próximo livro, sobre amor.

    Ao conversar com um casal que já se separou, a mulher lembrou com detalhes a maneira como eles se conheceram. Disse que o ex caminhou por um cano com um buquê de flores. Ao ouvir isso, o antigo companheiro comentou: "Mas fui tão idiota assim?".

    "Meu problema é encontrar a chave para a voz masculina. Talvez os homens não tenham inclinação para a sinceridade, para expressar sua relação com o amor, principalmente a uma mulher perguntando."

    LADO HUMANO

    Sobre o papel da literatura, ela considera que qualquer cultura, assim como o jornalismo, precisa fortalecer seu lado humano. "Sou chamada de escritora das catástrofes, mas não me considero isso. Apenas coleciono a alma humana em cada situação difícil."

    Falando novamente de igualdade de gêneros, ela disse que acha que o Brasil não deve estar tão distante disso porque o país tem ou teve ("Ainda não sei dizer") uma presidente mulher.

    Svetlana contou que, ao conhecer correspondentes de guerra mulheres, sempre teve a impressão que a cobertura jornalística feita por elas era melhor que a dos homens.

    "Na minha terra, os meninos são educados nessa cultura da guerra, como se fosse algo normal ou inevitável. Mas, para as mulheres, a guerra significa sempre morte e sofrimento."

    A autora contou ainda que, depois de tanto tempo cobrindo catástrofes, perdeu a capacidade de testemunhar certos tipos de sofrimento. Hoje, por exemplo, ela não conseguiria mais ver uma pessoa morta num campo de batalha, porque choraria.

    "Um cardiologista abre o peito [de um paciente] e não vai chorar sobre o coração aberto. Os jornalistas devem fazer como eles e encontrar forças."

    Sobre os problemas que teve por escrever seus livros -como o exílio e livros confiscados–, Svetlana afirma, porém, que foi uma opção sua perseverar. "Meu medo maior é me cansar dessa luta cotidiana. Porque existem momentos de desespero, como o atual em minha terra, com uma sensação de desilusão".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024