• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 21:27:39 -03

    Após 34 anos, Paulo Miklos anuncia que deixará os Titãs

    DE SÃO PAULO

    11/07/2016 10h41

    Membro da primeira formação dos Titãs, que começou a se apresentar com esse nome em 1982, Paulo Miklos anunciou nesta segunda-feira (11) seu desligamento da banda.

    A decisão pela saída foi uma opção pessoal do músico, que deve se dedicar a projetos individuais, segundo comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do grupo.

    Desde o início dos anos 2000, Miklos concilia os shows e gravações da banda com a carreira de ator e apresentador —já trabalhou em sete filmes e fez mais de 15 participações na TV.

    Pelo Facebook, o músico agradeceu aos fãs e ex-colegas de banda. "Chegou a hora de alçar voo sozinho, mas levando comigo a escola e a família titânica na minha formação como artista e pessoa", escreveu.

    "Uma carreira longa com tantas glórias também tem seus momentos de adversidade. E, nestas horas, o apoio incondicional dos fãs foi sempre fonte de energia vital para a superação."

    Um dos mais importantes nomes do rock brasileiros, os Titãs tinham em sua formação original, além do músico, outros oito membros. Desde então, deixaram o grupo Ciro Pessoa, André Jung, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin e Marcelo Fromer, que morreu em 2001.

    "Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto prosseguem como Titãs, com o apoio da gravadora Som Livre e de seu imenso público, honrando compromissos assumidos e outros que venham a surgir, fazendo shows com as canções que imortalizaram o grupo e criando novas músicas e projetos", diz a banda, em nota.

    O guitarrista e apresentador de TV Beto Lee, filho da cantora Rita Lee, se junta ao baterista Mário Fabre na dupla de músicos de apoio que acompanham os integrantes principais.

    O último álbum de estúdio dos Titãs, "Nheengatu", saiu em 2014. No ano passado, o grupo lançou CD e DVD com registros da turnê do disco.

    *

    Os ex-Titãs

    CIRO PESSOA - Um dos fundadores da banda, o cantor e guitarrista saiu em 1983 por divergências criativas. Depois, formou o grupo gótico Cabine C, que tinha ainda Edgard Scandurra e acabou em 1987. Atualmente, segue carreira solo e se dedica também à literatura.

    ANDRÉ JUNG - O baterista o grupo em 1985 depois de participar da gravação do primeiro álbum, "Titãs". No ano seguinte, entrou no Ira!, e permaneceu até 2007. Hoje, toca projetos pontuais e é produtor musical.

    ARNALDO ANTUNES - Se separou do grupo em 1992 para seguir carreira solo, mas continuou compondo com os demais integrantes —parcerias foram incluídas em discos dos Titãs e do próprio músico. Formou com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown o projeto Tribalistas em 2002 e, com Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto em 2008, a banda Pequeno Cidadão, que integrou até 2012. Um dos principais compositores da música brasileira atual, lançou em 2015 o álbum "Já É".

    MARCELO FROMER - Morreu em 2001, quando ainda fazia parte da banda, atropelado por uma moto em São Paulo. O guitarrista tinha 39 anos.

    NANDO REIS - Rompeu com o grupo para se concentrar no trabalho solo após a gravação do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", em 2001. Passou, então, a se apresentar acompanhado pela banda Os Infernais. Lançou sete álbuns solo. Em 2015, saiu o ao vivo "Voz e Violão - No Recreio - Volume 1".

    CHARLES GAVIN - Ex-membro do Ira! e do RPM, alegou motivos pessoais para deixar os Titãs em 2010. No ano seguinte, montou com Toni Platão, Dado Villa-Lobos e Dé Palmeira o grupo Panamericana, que toca sucessos do rock sul-americano.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024