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    Pesquisador descobre gravações inéditas de Baden Powell

    DE SÃO PAULO

    18/07/2016 14h09 - Atualizado às 19h07 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Reprodução
    O violonista Baden Powell, em foto de 1968. [FSP-Ilustrada-24.10.98]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    O violonista Baden Powell, em foto de 1968

    Alexandre Dias, pesquisador e diretor do Instituto Piano Brasileiro, descobriu cinco gravações inéditas de Baden Powell (1937-2000), um dos maiores nomes do violão brasileiro e grande parceiro de Vinícius de Moraes. A notícia foi divulgada na segunda (18), pelo portal Acervo Digital do Violão Brasileiro.

    De acordo com Alessandro Soares, curador do acervo e responsável por divulgar a notícia, as gravações estavam em fita de rolo e foram feitas durante sarau na casa da pianista Neusa França, em 1959.

    Baden

    "Perdi o sono ouvindo a introdução de 'Serenata do Adeus' (Vinícius de Moraes)", diz. "Baden aos 23 anos, antes mesmo de gravar o primeiro LP, já tocava aquela linda valsa, só lançada comercialmente, salvo engano, em 1971, no disco Estudos."

    Na sequência, Baden toca "Na Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso), "numa interpretação bem melhor do que a que gravou no disco de estreia, 'Apresentando Baden Powell e seu Violão', de 1960", diz Soares.

    "Explico: apesar da precariedade das fitas de rolo domésticas, aquele violão in natura, ora meio nervoso em escalas rápidas, ora no rubato característico do gênio Baden, está livre do esquema do primeiro LP, que é um bom disco, mas ainda verde esteticamente, meio muzak, de repertório marcado por standards de jazz e boleros que habitavam os bares noturnos da época."

    A terceira da fita traz a valsa "Insônia" e foi lançada por Baden dois anos depois, em 1961, no LP "Um Violão na Madrugada".

    "A gravação mais misteriosa, no entanto, é a quarta", diz Soares. "Começa com um baixo pedal em lá. Bem familiar. Mas até agora não descobrimos que música é essa."

    Por fim, uma versão de Baden Powell para a "Valsa Op 8 nº 4", de Agustin Barrios. "Que se saiba, ele nunca havia gravado o compositor paraguaio em disco", afirma Soares. "Mas por ter sido aluno do pernambucano Jaime Florence, o Meira, que por sua vez conviveu com João Pernambuco, Quincas Laranjeiras e o próprio Barrios, em suas longas temporadas pelo Brasil, nada mais natural para o Baden tocar esta valsa."

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