• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 10:12:45 -03

    Traduzida para o espanhol, 'Diez Mandamientos' é febre na Argentina

    LUCIANA DYNIEWICZ
    DE BUENOS AIRES

    24/07/2016 02h02

    Há dias, argentinos ligam a TV de segunda a sexta, às 22h45, à espera do momento em que Moisés chegará ao Egito e verá seu pai.

    Esse reencontro, porém, parece que não vai ocorrer nunca para os telespectadores de "Moisés y los Diez Mandamientos", nome portenho para a novela brasileira religiosa da Record, transmitida no país vizinho pelo canal Telefe.

    As reclamações não param: "Até quando passarão o mesmo? Estou ficando entediado", escreveu um fã no Facebook.

    Muita propaganda, reprises longas antes do início de um novo (e curto) capítulo e cenas do próximo episódio são as artimanhas da Telefe para prolongar o sucesso.

    "Os Dez Mandamentos" estourou no país e, nos primeiros 15 dias de julho, ficou à frente do principal programa da TV argentina, o "Showmatch", de Marcelo Tinelli (uma mistura de Luciano Huck com Faustão).

    Na última semana, no entanto, voltou ao segundo lugar –os fãs dizem que é porque estão cansados da enrolação.

    Em junho, o folhetim bateu a transmissão de dois jogos da seleção argentina na primeira fase da Copa América.

    A mais famosa celebridade das noites de domingo, Susana Giménez (espécie de Hebe Camargo com mais audiência), recebeu os protagonistas da novela –Guilherme Winter e Sergio Marone– em seu primeiro programa deste ano, no dia 3 de julho.

    Com a dupla de atores brasileiros, Giménez foi a vencedora da noite. Ganhou do El Trece –canal que transmitia o também o primeiro programa do ano do jornalista Jorge Lanata, responsável pelas maiores denúncias contra a ex-presidente Cristina Kirchner– e do C5N, que passava a primeira entrevista de Cristina pós-Casa Rosada.

    A novela é o maior sucesso brasileiro desde "Avenida Brasil", da Globo, exibida no país pela primeira vez em 2014 e retransmitida até hoje em canal a cabo.

    Para Ana Gambaccini, diretora do portal Television, os folhetins épicos com romance costumam ser bem-sucedidos na Argentina. A dona de casa Florencia Giménez, 32, que só via novelas coreanas, agora também é adepta da brasileira. "'Dez Mandamentos' me interessou porque tem história."

    A Record já vendeu a novela para 18 países. Na Argentina, o canal Telefe ampliou a participação do folhetim em sua grade de programação com um especial no domingo que passa flashes da semana, além de meia hora diária de cenas dos próximos capítulos –o que reforça a sensação de "déjà vu" nos telespectadores. No total, são dez horas de "Os Dez Mandamentos" por semana.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024