• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 23:27:20 -03

    CRÍTICA LIVRO/NOVELA

    Intérprete do inquietante, Schweblin ousa em novela

    JOCA REINERS TERRON
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/07/2016 02h01

    Divulgação
    A escritora argentina Samanta Schweblin <M> ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***</M>
    A escritora argentina Samanta Schweblin

    Novas intérpretes do inquietante têm surgido na literatura de língua espanhola, em grande parte mulheres. Herdeiras de Silvina Ocampo e Clarice Lispector (e como influência não é algo necessariamente permeado pela questão de gênero: de Borges, Bioy e Cortázar), autoras mexicanas como Guadalupe Nettel e Daniela Tarazona ou argentinas como Mariana Enríquez e Samanta Schweblin não apenas se apropriam da longa tradição do fantástico, mas a reinventam.

    A estreia de Schweblin no relato longo comprova porque ela, dentre as citadas, é a mais ousada formalmente. "Distância de Resgate" é composta somente por diálogos, e sua brevidade (144 páginas na edição brasileira, 124 na original) não a torna menos complexa.

    Ao eliminar cenário e descrição, a extrema condensação da novela responsabiliza o leitor a contribuir com sua imaginação. Em entrevista, Schweblin já afirmou corretamente que a parte do escritor corresponde apenas a 50% do trabalho.

    Em comum com suas contemporâneas, além da predileção pela narrativa curta, está o interesse pelo absurdo mundo atual.

    Se em Mariana Enríquez a ditadura argentina e seus desaparecidos políticos ressurgem em tramas do gênero "gore", "Distância de Resgate" opera um tema ancestral (o medo materno de perder a cria —a expressão que dá título ao livro seria o cálculo inconsciente da "distância variável" que separa a mãe de um filho), adicionando envenenamentos por agrotóxicos em uma região dos pampas tomada pela monocultura.

    Distância De Resgate
    Samanta Schweblin
    l
    Comprar

    Aos poucos, conforme se avança na leitura, sabemos que Amanda conversa com David, filho de Carla, um menino que se intoxicou. Ela está à procura de Nina, sua filha, e ele tenta orientá-la a respeito do instante crucial, "o ponto exato onde nascem os vermes".

    Sabe-se apenas que o garoto foi contaminado letalmente, que Amanda está à beira da morte, e pouco mais. O suor despendido pelo leitor não será gerado apenas pelo labor imaginativo, mas pela tensão.

    DISTÂNCIA DE RESGATE
    AUTORA Samanta Schweblin
    TRADUÇÃO Ivone Benedetti
    EDITORA Record
    QUANTO R$ 34,90 (144 págs.)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024