• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 16:23:20 -03

    CRÍTICA

    Ex-fotógrafo, diretor de 'Life' cai em tentação de filme lindo e oco

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    26/07/2016 02h25

    Filme de fotógrafo é uma categoria um tanto pejorativa usada para descrever a desmesura artística dos profissionais da imagem que, ao passar à direção, fazem filmes lindos e ocos. O holandês Anton Corbijn, em seu quarto longa, é o caso mais recorrente dessa tentação.

    "Life - Um Retrato de James Dean" reconstitui a história real do fotógrafo Dennis Stock, autor da célebre série de imagens de James Dean publicadas, em 1955, pela revista "Life". As fotos, registros sem pose de um jovem comum à beira de ser convertido em astro, projetam a aura da intimidade desarmada, sugerem uma verdade instantânea, um negativo da imagem fabricada em estúdio.

    Ora, hoje mais do que nunca, sabemos que não existe esse tal "longe das câmeras", que tudo passa pela representação. Portanto, o Dean largado que se vê nas fotos de Stock é tanto parte da construção de sua imagem quanto os personagens atormentados dos três filmes que ele fez.

    Divulgação
    Cena de LIFE - UM RETRATO DE JAMES DEAN
    Dennis Stock (Robert Pattinson) fotografa James Dean (Dane DeHaan) capotado na mesa

    O fascínio óbvio de Corbijn é pelo papel de Stock, a paciência do profissional que vislumbra um objeto incomum, aproxima-se e captura, a mística do olhar fotográfico, em suma. Por isso, o astro do filme, Robert Pattinson, interpreta o fotógrafo, não a estrela.

    O personagem de Stock espelha o próprio Corbijn, que, antes de fazer cinema, ficou célebre pelos retratos dessaturados de estrelas pop, imagens cujo estilo "sem pose" não deixa de ser hiperconstruído.

    Nesse jogo de reflexos, o que mais derruba o filme é a persistência no mimetismo. No papel de Dean, o ator Dane DeHaan assume a função de réplica de museu de cera.

    A busca de DeHaan para representar seu modelo consiste em resmungar cada fala, uma das marcas da atuação de Dean. Só que, depois de dez minutos, esse artifício realista transforma "Life" em um filme que só dá para assistir com tampões de ouvido.

    LIFE - UM RETRATO DE JAMES DEAN (Life)
    DIREÇÃO Anton Corbijn
    ELENCO Robert Pattinson, Dane DeHaan, Peter Lucas
    PRODUÇÃO Reino Unido/EUA/Alemanha/Canadá/Austrália, 2016, 14 anos
    QUANDO em cartaz

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024