• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 03:15:06 -03

    'Seria um desastre para meu trabalho', diz Marina Abramovic sobre ter filhos

    DE SÃO PAULO

    27/07/2016 10h23

    Em uma entrevista concedida ao jornal alemão Tagesspiegel e traduzida para o inglês pelo site Artnet, Marina Abramovic afirmou ter feito três abortos por estar "certa de que seria um desastre" para seu trabalho.

    A artista sérvia disse que nunca quis ter filhos, nem mesmo quando mais nova. "Uma pessoa tem energia limitada, e eu teria que dividi-la", explicou na entrevista publicada nesta segunda-feira (25).

    "Na minha opinião, essa é a razão das mulheres não serem tão bem-sucedidas quanto os homens no mundo artístico. Existe um monte de mulheres talentosas. Por que os homens assumem os cargos importantes? É simples. Amor, família, filhos —uma mulher não quer sacrificar tudo isso", disse.

    A avó da arte performática, como é conhecida, acrescentou que quatro décadas de performances tem seu preço. "Eu sou a obra de arte. Não posso enviar uma pintura, então tenho que enviar a mim mesma", disse, completando que no último ano não passou mais de 20 dias em Nova York, onde mora.

    Apesar de já ensaiar seu funeral, Abramovic se disse ansiosa para celebrar seus 70 anos no museu Guggenheim, em Nova York. "Vamos ver se consigo dançar em um poste. Estou praticando".

    Neste ano, a artista veio ao Brasil para divulgar seu documentário "Espaço Além", que registrou sua jornada espiritual na busca por inspiração artística e cura pessoal pelo país durante três anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024