• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 00:50:53 -03

    Crítica

    Retomada permite medir se Spielberg ainda desperta interesse

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    DE CRÍTICO DA FOLHA

    28/07/2016 02h01

    Não faz muito sentido reclamar que "O Bom Gigante Amigo" seja um retorno de Spielberg ao cinema infantil. Estranho seria que o diretor de "E.T." assumisse uma produção da Disney, adaptasse uma história de Roald Dahl, autor de livros infantis, e com isso realizasse um drama adulto.

    Se a série de temas sérios a que o diretor vem se dedicando renovou sua criatividade e angariou respeitabilidade, retomar a fantasia permite medir o quanto Spielberg mantém de interesse para um público que era bebê quando ele fez "A.I.", em 2001, e pode ter achado "As Aventuras de Tintim" (2011) um filme velho.

    Para não correr o risco de fazer um longa que encante os pais e entedie a meninada, Spielberg adapta uma história cheia de medos infantis eternos, um relato que em muitos momentos lembra Peter Pan, mito que percorre sua obra antes e depois de ele ter feito "Hook".

    Temos uma menina sem pai nem mãe, que vive num orfanato e, como detesta aquela realidade, alimenta-se de histórias. Quando é raptada por um gigante, vai parar num lugar ameaçador e enfrenta um punhado de aventuras mirabolantes para se salvar.

    O simbolismo evidente é o da perspectiva que a criança tem do mundo adulto, que na medida infantil é gigante. Mas há outro problema de escala também na figura do BGA, grande demais para pessoas de tamanho normal e "nanico" na terra de gigantes onde vive recluso. Trata-se, portanto, de um filme sobre a inadequação.

    Algumas situações podem parecer um mix de "Os Goonies", que Spielberg produziu, com "Indiana Jones e o Templo da Perdição", que dirigiu, mas não se pode esquecer que esses filmes têm mais de trinta anos e que "O Bom Gigante Amigo" foi feito para quem tem menos de dez.

    O BOM GIGANTE AMIGO
    QUANDO: Em cartaz
    CLASSIFICAÇÃO: Livre
    ELENCO: Mark Rylance, Ruby Barnhill, Penelope Wilton
    PRODUÇÃO: EUA, 2016
    DIREÇÃO: Steven Spielberg

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024