• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 02:31:10 -03

    Rico material compensa jeitão de TV de biografia do futebol

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,

    28/07/2016 02h03

    Muitos documentários brasileiros recentes parecem deslocados quando exibidos em uma sala de cinema. Produtos claramente televisivos, costumam provocar (ao menos neste crítico) a terrível impressão: "puxa, na TV ele alcançaria muito mais pessoas, para que ocupar espaço no cinema?"

    "Miller & Fried: As Origens do País do Futebol" tem um pé nesse grupo. Com participação da Globo Filmes, da GloboNews e da Olé Filmes, o longa por vezes assemelha-se a um enorme comercial de televisão. O outro pé o coloca em melhor posição no campo: a investigação sobre nosso passado.

    Divulgação
    CENA DO FILME DOCUMENTARIO Miller & Fried - As origens do pais do futebol [Brasil, 2016], de Luiz Ferraz (Dist. propria). Genero: documentário. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Em cena de "Miller & Fried: As Origens do País do Futebol", Paulistano enfrenta a França em 1925

    Vemos o contexto em que viveram e jogaram Charles Miller (1874-1853), homem que trouxe o futebol da Inglaterra no final do século 19, e Arthur Friedenreich (1892-1969), nosso primeiro grande craque.

    Dirigida por Luiz Ferraz, esta investigação sobre dois grandes homens pode assim encantar não só o fã do esporte em questão, mas também, e principalmente, quem tiver interesse em nossa história.

    O filme começa com imagens atuais de São Paulo. Cenas de futebol amador em câmera lenta homenageiam esse esporte que se confunde com arte, e ao mesmo tempo evocam um aspecto publicitário, no qual a técnica transcende a estética cinematográfica.

    Logo entram os entrevistados. O primeiro, Carlos Miller Junior, é neto de Charles Miller. Depois vêm Luiz Carlos Duarte, biógrafo de Friedenreich, os jornalistas Paulo Vinícius Coelho, Celso Unzelte e Marcelo Duarte, entre outros.

    Como Miller e Fried são paulistanos da gema, o filme tem esse lado "futebol paulista", com pouco espaço para times de outros Estados, o que pode incomodar alguns.

    Em certa altura, falam da rivalidade com o futebol carioca. Essa rivalidade, contam, seria a responsável pela não convocação de Friedenreich para a primeira Copa do Mundo, em 1930.

    É uma entre várias histórias fascinantes que nos são contadas, enriquecidas por um precioso material de arquivo (sempre o melhor nesse tipo de filme).

    "Miller & Fried" compensa seu jeitão de programa de TV pelo que mostra da história do Brasil. A maneira como o futebol permeia essa história é seu grande trunfo.

    MILLER & FRIED: AS ORIGENS DO PAÍS DO FUTEBOL
    DIREÇÃO Luiz Ferraz
    PRODUÇÃO Brasil, 2016, livre
    QUANDO: Estreia nesta quinta (28)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024