• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 10:53:42 -03

    Crítica

    Distância entre homens traduz visão pessimista da sociedade

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    DE DO CRÍTICO DA FOLHA

    28/07/2016 02h02

    Um drama gay sobre um homem de meia idade sem atrativos físicos, narrado sem nenhuma ousadia erótica, é uma receita para não atrair nem gays, nem homofóbicos.

    "De Longe te Observo", primeiro longa do diretor venezuelano Lorenzo Vigas, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2015, retrata um aspecto do desejo homossexual evitando cautelosamente fazer um filme de nicho.

    Divulgação
    Cena do filme De longe te observo [Desde Allá, Venezuela, México, 2015], de Lorenzo Vigas (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Alfredo Casto, Luis Silva. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Estreia de Lorenzo Vigas, "De Longe te Observo" levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2015

    Boa parte de sua força vem da revelação de uma cidade e de uma sociedade que nós, brasileiros, conhecemos mais por relatos e tememos como um exemplo do caos.

    O filme acompanha os périplos de Armando –o sempre excelente Alfredo Castro–, um protético solitário que segue rapazes pela ruas de Caracas e oferece dinheiro para se despirem em sua casa, enquanto ele se masturba.

    Nessa vida sem afetos, o único vínculo de Armando é com a irmã, que acaba de ter um bebê. Em torno desse laço ressurge o fantasma do abuso sexual: o personagem do pai que retorna e que Armando ronda, observa, mas do qual nunca se aproxima.

    Assim, Vigas evita a explicação psicológica para a sexualidade reprimida de Armando. O que interessa ao diretor é a função social do sexo.

    Quando o protagonista se interessa por Elder, garoto marginalizado que vive de pequenos golpes, o filme estabelece a ponte entre mundos que se atraem e se repelem.

    Armando tem sua boa renda, sua rotina e uma casa organizada, enquanto Elder vive na bagunça, o pai está na cadeia e seus ideais de consumo estão acima da realidade.

    Na primeira aproximação, a violência da reação do jovem, agredindo Armando por ser homossexual, indica uma relação potencialmente impossível. A resposta do mais velho, contudo, é insistente, pois acredita que o dinheiro e seu poder de compra eliminam qualquer resistência.

    A segunda parte do filme trata de desenvolver a relação, sobretudo da perspectiva de Elder. O dinheiro e as vantagens materiais nunca deixam de ser o motivo predominante para ele, mas há também uma assimilação de Armando como figura paterna.

    Aqui, intervém o olhar mais cruel do diretor, que exibe os dois lados do afeto mercenário de maneira impactante.

    A distância, expressa no título original ("Desde Allá") como no poético "De Longe te Observo", é a visão pessimista que Vigas oferece da sociedade venezuelana, na qual não se enxerga aproximação ou complementaridade possível entre as partes.

    Uma Venezuela, aliás, igual a qualquer esquina brasileira.

    DE LONGE TE OBSERVO (Desde Allá)
    DIREÇÃO Lorenzo Vigas
    ELENCO Alfredo Castro, Luis Silva
    PRODUÇÃO Venezuela, México, 2015, 12 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (28)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024