• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 06:54:30 -03

    Análise

    Série da Netflix sinaliza auge de manipulação do público

    MATHEUS MAGENTA
    DE SECRETÁRIO-ASSISTENTE DE REDAÇÃO

    31/07/2016 02h07

    A maior graça da série "Stranger Things" é se dar conta da precisão alcançada pelo algoritmo da Netflix.

    Essa ferramenta é mais conhecida no Facebook, ao destrinchar o comportamento dos usuários com fotos, notícias, amigos para oferecer conteúdo e publicidade sob medida.

    Divulgação
    Cena da série sobrenatural da netflix Stranger Things com Winona Ryder ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Winona Ryder em cena da série sobrenatural "Stranger Things"

    Na Netflix, a estratégia inicial era melhorar indicações de filmes e programas de TV.

    Mas o que 83 milhões de assinantes em 190 países viram, deixaram de ver, pausaram, criticaram, elogiaram ou demoraram para assistir têm mais potencial que só abastecer a versão moderna de um balconista de videolocadora.

    Em 2012, o serviço on-line de filmes e programas de TV lançou sua primeira série, "Lilyhammer". Desde então, aprimorou suas produções, a partir das informações colhidas, e agora está em seu maior patamar de manipulação.

    A tecnologia supera com facilidade as pesquisas de opinião e os birôs de tendência.

    Se a experiência estética pressupõe certa surpresa, o resultado não será nada além de frustrante. Público e crítica, porém, não demonstram estar preocupados, por ora.

    "Stranger Things" parece ser o exemplo mais simbólico disso. A história em torno do sumiço de um garoto se resume a copiar com habilidade elementos carismáticos de filmes clássicos dos anos 1980.

    Clichê eficiente, tornou-se uma das séries mais populares e elogiadas da atualidade.

    A estratégia da Netflix vem ganhando terreno. Em um ano, o número de indicações de suas produções ao principal prêmio da TV americana (Emmy) passou de 34 para 54.

    A nota média do público para 74 obras da empresa no IMDB, maior site de audiovisual do mundo, é 7,5. Curiosamente, parece ainda não funcionar ainda para filmes –a avaliação média cai para 6,1.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024