• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 20:21:26 -03

    Joaquim Barbosa vai abrir festival de cultura e literatura negras em SP

    MAURÍCIO MEIRELES
    DE SÃO PAULO

    02/08/2016 02h30

    Um festival para celebrar a cultura negra pelo mundo. É essa a ideia do FlinkSampa, cuja quarta edição ocorre em 18 e 19 de novembro, no Memorial da América Latina.

    Como homenageado, a Flink elegeu Luiz Gama, negro nascido livre que foi vendido como escravo. Só mais tarde, depois de aprender a ler e escrever, conseguiu os documentos que lhe garantiram a liberdade.

    A mesa de abertura, para discutir Luiz Gama, será com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que falará ao lado da professora Lígia Ferreira.

    Betina Humeres/Ag. RBS/Folhapress
    O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa durante palestra, na manhã desta sexta-feira (22), na abertura do Simpósio das Unimeds no Costão do Santinho em Florianópolis.
    O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, durante palestra em Florianópolis

    No resto da programação, uma seleção reúne escritores, músicos e acadêmicos. É assim que Martinho da Vila e Thobias da Vai-Vai se juntam aos escritores Paulo Lins e Ana Paula Maia. No time internacional, autores como o cubano Carlos Moore, conhecido pela biografia de Fela Kuti. Cuba envia também Teresa Cárdenas ("Cartas Para A Minha Mãe", ed. Pallas).

    Também virão Antônio Quino e Maria Celestina Fernandes (Angola); Futhi Ntshingila (África do Sul); Glaucia Nogueira (Cabo Verde); Carlos Moore e Teresa Cárdenas, de Cuba; entre outros.

    A partir desta terça (2), também estão abertas as inscrições para o Prêmio Flink, que elegerá e publicará três romances inéditos de autores negros entre 16 e 19 anos. Outro troféu vai eleger pesquisas históricas sobre Agostinho Neto, primeiro presidente da Angola independente.

    *

    LUZ NEGRA Convidados da Flink

    Daniel Marenco/Folhapress
    RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 28-11-2013, 13h30: Retrato da escritora Ana Paula Maia, na livraira Blooks, em Botafogo, Rio de Janeiro. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, ILUSTRADA)
    A escritora Ana Paula Maia na livraria Blooks, em Botafogo, no Rio

    Ana Paula Maia

    Uma das revelações da literatura brasileira da última década, escreveu"Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos" (Record)

    Isadora Brant/Folhapress
    Sao Paulo, SP, 23-05-2011. Carlos Moore posa para retrata na Casa das Africas. Ele lancara uma biorafia sobre o musico nigeriano Fela Kuti..(Foto: Isadora Brant/Folhapress, ILUSTRADA)***EXCLUSIVO FOLHA***
    O escritor Carlos Moore na Casa das Áfricas, em São Paulo

    Carlos Moore

    Publicou "Fela - Esta Vida Puta" (Nandyala), biografia do músico nigeriano Fela Kuti. Como militante contra o racismo, conviveu com Malcom X e Abdias do Nascimento

    Joaquim Barbosa

    Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, foi o primeiro negro a se tornar presidente do Supremo Tribunal Federal

    *

    FLINKSAMPA
    QUANDO 18 e 19 de novembro, das 9h às 20h
    ONDE Memorial da América Latina, av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. (11) 3823-4600
    QUANTO Grátis

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024