• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 19:21:41 -03

    Em 'Os Arqueólogos', locutores esportivos narram o cotidiano

    MARIANA MARINHO
    DE SÃO PAULO

    12/08/2016 02h03

    Ao ensinar o filho a fotografar, o pai diz: "Cada vez que você tira uma foto, você está registrando algo tão raro quanto a passagem de um cometa".

    Assim como o clicar de uma câmera, outras ações cotidianas ganham ares grandiosos em "Os Arqueólogos", texto de Vinicius Calderoni que inicia temporada nesta sexta (12) –e encerra a 2ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil. Data 10-08-2016. Espetaculo Os Arqueologos. Atores Guilherme Magon (esq) e Vinicius Calderoni.Centro Cultural Sao Paulo - Sala Jardel Filho. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
    Guilherme Magon (esq.) e Vinicius Calderoni em apresentação da peça no Centro Cultural Sao Paulo

    "Além da arqueologia associada a Indiana Jones, há este lugar dos pequenos vestígios, da história que se carrega no bolso da calça", afirma o dramaturgo, que estreia como ator nesta montagem dirigida por Rafael Gomes.

    Criadores da companhia Empório de Teatro Sortido, os dois ganharam o Prêmio Shell neste ano: Calderoni como melhor autor, por "Ãrrã", e Gomes como melhor diretor pela encenação de "Um Bonde Chamado Desejo".

    Em "Os Arqueólogos", Calderoni e Guilherme Magon são locutores esportivos que narram, com a empolgação de uma final de Copa do Mundo, momentos corriqueiros como o de um casal que discute na calçada ou o do pai e filho do parágrafo inicial.

    Mas não só. Os atores ainda dão vida aos personagens das histórias contadas e a dois arqueólogos que, num tempo futuro, olham para a nossa civilização por meio de evidências deixadas pelas cenas.

    Tudo isso acontece sobre uma passarela de caixas de papelão que compõe o cenário.

    "No fundo, a peça é a celebração de um abraço", diz o autor. "Que ele não seja, no futuro, um ato terrorista e revolucionário", completa.

    OS ARQUEÓLOGOS
    QUANDO sex. e sáb., às 21h, dom., às 20h; até 4/9
    ONDE CCSP, r. Vergueiro, 1.000, tel. (11) 3397-4002
    QUANTO R$ 10
    CLASSIFICAÇÃO 10 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024