• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 10:12:53 -03

    Kenny Baker, que interpretou R2-D2 em 'Star Wars', morre aos 81 anos

    DA AFP

    13/08/2016 15h16 - Atualizado às 16h52

    AFP
    ORG XMIT: 324601_1.tif O ator Kenny Baker, que interpretou o robô R2-D2 no filme "Guerra nas Estrelas" assina autógrafo em Lake Buena Vista, EUA. Actor Kenny Baker, (C), who portrayed the droid R2-D2 (R) in all four "Star Wars" films, signs an autograph for Evan Dodson, 4, (L) of Gaithersburg, Maryland, 04 May, 2001 on opening day of "Star Wars Weekends at the Disney-MGM Studios" in Lake Buena Vista, Fla. Baker, who recently finished filming scenes for the next "Star Wars" film, is appearing through 06 May at the theme park. AFP PHOTO
    O ator Kenny Baker, que interpretou o robô R2-D2 na saga "Star Wars", assina autógrafo para fã

    Kenny Baker, o ator britânico que interpretou o sagaz robô R2-D2 na saga "Star Wars", morreu neste sábado (13), aos 81 anos de idade.

    De acordo com Abigail Shield, sobrinha do ator, Baker já estava doente há algum tempo e sofria com problemas pulmonares.

    "Era algo que já esperávamos, mas é muito triste. Ele teve uma vida longa e de muito sucesso. Levou muita alegria para as pessoas, e vamos celebrar que ele conseguiu ser amado por todo mundo", disse Shield ao jornal britânico "The Guardian".

    "Ele tinha problemas nos pulmões e na maior parte do tempo estava em uma cadeira de rodas. Também foi convidado para viajar até Los Angeles para a première do novo 'Star Wars', mas os médicos disseram que ele estava muito doente para a viagem", completou.

    Baker, que media pouco mais de um metro de altura, interpretou o engenhoso robô R2-D2, conhecido por se comunicar apenas por sonos eletrônicos nos seis primeiros filmes da saga "Star Wars".

    Ele também participou de filmes conhecidos da década de 1980 como "Flash Gordon" e "Os Bandidos do Tempo".

    *

    Mesmo não falando linguagem humana e medindo pouco mais de um metro de altura, R2-D2 foi um dos personagens mais carismáticos de "Star Wars".

    Entre os episódios 1 e 3, acompanhou as aventuras de Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, mas foi com Luke Skywalker com quem criou um vínculo especial.

    Após inúmeras aventuras e vitórias em importantes batalhas, o robô teve fama reconhecida dentro do universo da franquia. No sétimo filme da série "O Despertar da Força" (sem a presença de Baker), o R2-D2 é visto como um herói pelos demais droids. Veja algumas das principais cenas do robô em "Star Wars":

    No primeiro filme da franquia, Luke só comprou o pequeno robô azulado, porque o R2 adquirido (um vermelho) pifou. A venda, aliás, inspirou a mensagem de despedida de Mark Hamill, o ator que interpreta Luke, ao colega de set.

    Compra de R2-D2

    Ao lado de Obi-Wan, Luke descobriu que o robô trazia uma mensagem da princesa Leia, sobre os planos da Estrela da Morte.

    mensagem de Leia

    Juntos, participaram de diversas batalhas, e coube ao robô azulado salvar o cavaleiro Jedi em algumas oportunidades, principalmente se fosse necessário reparar sua nave. Afinal, R2-D2 foi construído para ser um droid mecânico.

    batalha da Estrela da Morte

    Mas se precisasse ele mesmo lutar, R2-D2 se mostrou bom de briga.

    R2-D2 lutando

    C3PO

    Os robôs R2-D2 e C3PO viveram uma relação de amor e ódio desde que se conheceram no universo de "Star Wars".

    Talvez a frase mais famosa de C3PO sobre o convívio com R2-D2 seja "isso é tudo sua culpa", dita inúmeras vezes ao longo dos seis filmes.

    E, como bons amigos, elogios e frases menos agradáveis se tornaram parte da relação. "Não me chame de filósofo sem cérebro, seu monte de graxa acima do peso", disse C3PO no primeiro filme da série.

    Mas também coube ao robô dourado convencer Luke a comprar R2. "Senhor, me desculpe, mas aquele R2-D2 parece estar em perfeitas condições, é uma verdadeira barganha."

    C3PO

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024