• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 06:14:49 -03

    Osesp antecipa em SP repertório de sua sexta passagem pela Europa

    GISLAINE GUTIERRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/08/2016 02h48

    Quatro anos depois de sua estreia no BBC Proms, em Londres, a Osesp está de volta ao festival, fundado em 1895 e um dos mais importantes da música clássica internacional. Será a segunda vez no evento britânico, onde fará duas récitas no dia 24.

    Será também a sexta ida à Europa, continente onde o grupo mais se apresentou desde 2000. Só que agora com outras duas escalas inéditas: uma no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, no dia 22, e outra no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça, no dia 26.

    Parte do repertório selecionado para o BBC Proms será executada nesta quarta (17), na Sala São Paulo, em dois concertos seguidos. Às 19h30, a titular Marin Alsop rege a sinfônica em um programa com "Kabbalah, Op. 96", de Marlos Nobre, prelúdio das "Bachianas Brasileiras nº 4", de Villa-Lobos (1887-1959), e "Danças Sinfônicas, Op. 45", de Rachmaninov (1873-1943).

    Joel Silva/ Folhapress
    SAO PAULO, SP BRASIL- 15-08-2016 : Ensaio da Orquestra de Sao paulo, Osesp, regido pela titular Marin Alsop e com participação da solista Gabriela Montero (piano). ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) ***ILUSTRADA *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
    Ensaio da Osesp regido pela titular Marin Alsop e com participação da solista Gabriela Montero, no piano

    Às 22h, 17 músicos da Orquestra Jazz Sinfônica -do naipe de metais, guitarra, bateria, baixo, piano e percussão- fazem encontro inédito com a Osesp, executando um repertório popular brasileiro com roupagem sinfônica.

    Isso inclui a estreia de arranjos especialmente encomendados, como "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho)/"O Sol Nascerá" (Cartola), de Tiago Costa, e "Bebê" (Hermeto Pascoal)/"Frevo" (Egberto Gismonti), de André Mehmari.

    Esse programa, inédito, vai para o Late Night Proms, série que é um dos destaques do festival e que se propõe a ir além do tradicional repertório clássico.
    A nova turnê é um desdobramento do bom momento da Osesp, que em 2012 foi apontada pelo editor da revista britânica "Gramophone", James Jolly, como uma orquestra "prestes a se tornar uma orquestra séria no contexto global".

    "A Osesp é vista hoje como uma das orquestras de excelência no cenário internacional e isso fica atestado por esse convite para se apresentar lado a lado com Filarmônica de Berlim, Concertgebouw, de Amsterdam, e London Philharmonic, entre outras", diz o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski.

    Alsop, que é titular desde 2012, comenta o que vê como evolução da orquestra nesse período: "Temos trabalhado arduamente ao longo desses últimos quatro anos para melhorar a orquestra em todos os aspectos, incluindo fraseado, variedade de cores, estilo, entonação, flexibilidade, rubato e muito mais. Fizemos grandes progressos e continuamos buscando o melhor. É isso o que as grandes orquestras fazem."

    Nesta turnê, serão levadas 106 pessoas, e transportadas 7,4 toneladas de equipamentos. Os custos, em torno de R$ 5,5 milhões, são bancados pela BM&F Bovespa.

    A Osesp retoma sua temporada na Sala São Paulo no dia 15 de setembro, com a regente Nathalie Stutzmann.

    O concerto da série principal do BBC Proms será transmitido ao vivo no site da BBC Radio3 (bbc.co.uk/radio3).

    OSESP
    QUANDO qua. (17), às 19h30 e 22h
    ONDE Sala São Paulo - pç. Júlio Prestes, 16, tel. (11) 3223-3966
    QUANTO R$ 15 (ingressos esgotados)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024