• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 04:13:03 -03

    Honoré de Balzac revela influxos de Shakespeare em 'O Pai Goriot'

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    18/08/2016 02h03

    Reprodução
    O escritor francês Honoré de Balzac. [FSP-Ilustrada-04.07.95]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    O escritor francês Honoré de Balzac

    Quando Honoré de Balzac (1799-1850) lançou "O Pai Goriot", em 1835, ficou evidente na trama a influência de "Rei Lear", de William Shakespeare. É um do textos mais conhecidos da "Comédia Humana", obra com mais de 90 romances e novelas, que marcou a importância do escritor francês na literatura mundial.

    O romance, que faz parte dos "Estudos dos Costumes - Cenas da Vida Privada", é o 21º volume da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura e vai para as bancas no próximo domingo, dia 21.

    Vários personagens são importantes e cativantes, como as duas filhas ingratas que arrancam todo dinheiro do pai para depois abandoná-lo –eis aí a apropriação de "Rei Lear"–, ou um jovem ambicioso que se desencanta com a alta sociedade e um criminoso foragido e astuto.

    Autor de muitos e muitos livros, Balzac sempre escreveu com observações dos aspectos psicológicos dos seus personagens. Um dos seus romances mais famosos talvez seja "A Mulher de 30 Anos" –que popularizou o adjetivo "balzaquiana" para classificar um mulher com mais de 30 anos–, mas "O Pai Goriot" também é fundamental para se compreender o papel que Balzac ocupa na literatura.

    No texto de apresentação, o escritor e tradutor Bernardo Ajzenberg diz que, "com seu virtuosismo descritivo e narrativo, Balzac traça o retrato da capital francesa no início do século 19, seus ambientes, ruas e habitantes, de uma hospedaria simplória à grande mansão aristocrática, do foragido cheio de ardis ao escritor brioso, passando por mesquinhos políticos, condes e condessas, e conta uma história de incrível atualidade".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024