• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 12:48:49 -03

    Finalistas do 'MasterChef' estudam nas 'férias' e planejam restaurante próprio

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    23/08/2016 02h07

    Finalistas do "MasterChef", Bruna Chaves, 29 anos, e Leonardo Young, 30, estão há três meses à espera da revelação de quem é o campeão do reality gastronômico. Ana Paula Padrão comunicará a decisão dos jurados somente na noite desta terça (23) e as gravações do programa terminaram em maio.

    Enquanto estavam "em banho maria", como brinca a professora mineira Bruna, ambos aproveitaram esse tempo para planejar a vida após a decisão. O vencedor leva prêmio de R$ 150 mil e um carro zero —ambos já ganham uma bolsa de estudos na tradicional escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, em Paris.

    Dedicada, Bruna ficou conhecida na competição pelo esforço em dominar as técnicas e por apelidar os animais que cozinhava. Passou os últimos meses estudando gastronomia por conta por conta própria, vendo vídeos e lendo sobre o assunto, enquanto o resultado não sai.

    "A experiência é transformadora em todas as áreas. Aprendi a combinar sabores e que cozinhar é uma forma de arte. Aprendi a respeitar a origem dos alimentos e não ter preconceitos: miúdos e língua, que antes eu dizia 'eca', agora eu sei que podem ser tão gostosos quanto filé mignon", ela conta.

    Sobre a final, diz que não é sobre "derrotar Leo, mas derrotar a mim mesma". "Acho que tenho chance porque cresci muito, tenho criatividade e o foco necessário para isso. Aprendi lá dentro", aposta Bruna.

    Os finalistas devem preparar um menu completo no último confronto —questionados, disseram não poder revelar o cardápio.

    A seu favor, Leonardo elenca a "pegada com temperos exóticos" que aprendeu quando morou na Ásia. Campeão nas eliminações da disputa, Leo enfrentou a rejeição dos participantes durante a competição. "Na reta final, fiquei tão calejado que ganhei a maioria das provas", comenta. A penúltima foi uma delas.

    "Entrei achando que seria uma competição dura na parte da gastronomia. Para minha surpresa, foi muito além da cozinha. Tem que ter cabeça e amadurecimento mental, senão não fica até o fim", afirma.

    Enquanto gravava, Leonardo diz que só pensava em tirar um mês de férias quando chegasse o descanso. Não foi o que aconteceu: o empresário planeja abrir um restaurante em São Paulo ainda neste ano com os amigos José Soares, do blog "Do Pão ao Caviar", e Bel Pesce, empreendedora famosa por sua trajetória no Vale do Silício.

    "Quero ser o primeiro 'MasterChef' a abrir um restaurante logo na sequência", conta Leonardo. Não quis revelar o gênero ou destaques do cardápio, mas garantiu que os temperos asiáticos estarão nos pratos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024