• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 19:29:09 -03

    Protestos anti-Temer embalam pré-estreia abarrotada de 'Aquarius' em SP

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    29/08/2016 22h23

    Enquanto um protesto contra o presidente interino Michel Temer na avenida Paulista impediu que o elenco de "Aquarius" chegasse a tempo de apresentar a sessão do filme em sua pré-estreia paulistana no Conjunto Nacional, gritos de "fora, Temer" embalaram o início da projeção.

    Além das duas salas do Cinearte, lotadas para ver o filme de Kleber Mendonça Filho, outra sessão no CineSesc também ficou lotada e teve protestos contra o governo interino. A atriz Sonia Braga, estrela de "Aquarius" posou para fotógrafos ao lado de um cartaz anti-Temer.

    Gritos continuaram depois do fim da projeção no Cinearte, quando o filme foi aplaudido de pé. O elenco entrou na sala para um debate organizado pela Folha e o Cinearte ao som de um coro "fora, Temer" e foi recebido com uma faixa contra o interino.

    Protestos marcam o filme desde sua estreia em competição no Festival de Cannes, em maio, quando o diretor e o elenco seguraram faixas dizendo que ocorrera um golpe de Estado no Brasil.

    "Eu adoro o meu filme, mas tenho que falar sobre tanta coisa que está acontecendo nesse país. Tem uma corja tomando o poder hoje à noite sem ter passado pelas urnas, eu precisava colocar isso", disse Mendonça Filho. "Estou muito desconfortável com essa situação."

    Ele então destacou a presença do candidato pelo PT a vereador Eduardo Suplicy na plateia. O político se levantou, comparou uma cena do filme ao que está acontecendo no país e comentou a postura de Dilma Rousseff em depoimento no Senado. "Ela estava calma e assertiva", disse Suplicy.

    "Quando fiz minha mala para a estreia em Cannes, estava acontecendo a votação na Câmara. E chegando à França, o governo já era ilegítimo. Hoje me preparei para a entrevista coletiva durante a fala de Dilma", disse a atriz Maeve Jinkings, também do elenco de "Aquarius". "Esse filme é sobre resistência e tem uma estranha dança com o que está acontecendo no país."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024