• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 09:42:02 -03

    Governo cede e reduz classificação indicativa de 'Aquarius' para 16 anos

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    01/09/2016 15h16

    O Ministério da Justiça voltou atrás e reduziu a classificação indicativa do filme "Aquarius" para impróprio para menores de 16 anos.

    A pasta atendeu a um recurso da distribuidora do longa, a Vitrine Filmes, insatisfeita com a classificação anterior, de contra-indicado a menores de 18.

    A decisão saiu na tarde desta quinta (1º), data em que o filme entra em cartaz, em 85 salas do país.

    Em 12 de agosto, o ministério publicou no "Diário Oficial da União" a censura etária máxima pois havia "sexo explícito e drogas" e isso acabou gerando polêmica.

    Isso porque há, em "Aquarius", cenas de sexo e nudez, mas nenhuma que mostre explicitamente o ato sexual. Filmes muito mais explícitos, como "Tatuagem" (2013) e "Boi Neon" (2015) ganharam classificação de 16 anos.

    No recurso, os produtores defenderam que 16 anos seria "mais adequado para um filme que já tem garantido o seu forte valor cultural".

    A decisão anterior havia gerado controvérsia no meio cinematográfico e suspeitas de que "Aquarius" estava sofrendo perseguições por parte do governo Temer, já que a equipe do filme fez um protesto contra o impeachment de Dilma na exibição do filme no Festival de Cannes, em maio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024