"O Homem nas Trevas" tornou-se um pequeno fenômeno: um filme de gênero (no caso, terror) com baixo orçamento que alcançou sucesso de bilheteria e de crítica.
Além disso, o filme chegou aos cinemas com uma credencial de respeito: o diretor uruguaio Fede Alvarez ("A Morte do Demônio") é apadrinhado por Sam Raimi ("Uma Noite Alucinante"), que aqui assina a produção.
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Dylan Minnette (esq.) e Stephen Lang em cena do filme "O Homem nas Trevas" |
Portanto, a expectativa criada por "O Homem nas Trevas" prometia um filme mais surpreendente. Mas o que se vê é um produto quase corriqueiro, com pouco a oferecer além da média do gênero.
O filme filia-se a um subgênero do terror, o da invasão domicilar. Mas com uma inversão de papeis interessante: o dono da casa invadida é cego e está longe de ser uma vítima indefesa, os invasores não são vilões clássicos.
De certa forma, os problemas começam na apresentação dos invasores, de uma psicologização ao mesmo tempo superficial e excessiva.
Alex (Dylan Minnette) é um assaltante meio mauricinho, preocupado com regras como não furtar certa soma em dinheiro, para não ser enquadrado num crime grave se for pego. Rocky (Jane Levy) é uma mãe solteira com dificuldades para sustentar a filha, já seu namorado Money (Daniel Zovatto) é um malandro vulgar.
Os três decidem assaltar um homem cego (Stephen Lang), veterano de guerra que ganhou uma indenização alta pela morte de uma filha.
Elas acham que vai ser mais fácil que roubar doce de criança. Mas o homem cego se revela um oponente forte, cruel, na beira da psicopatia.
A trama reserva uma surpresa aos espectadores, que a aproxima do drama "O Quarto de Jack" (2015). E há algo interessante na ambiguidade moral dos personagens.
De resto, Fede Alvarez aposta em sustos e perseguições banais e aproxima-se em algumas cenas da violência mais explícita dos filmes gore.
Mas o problema mais grave é desperdiçar a chance de explorar todo o potencial de terror contido na ideia de uma vítima/algoz que não enxerga. Faltou a coragem de fazer sequências inteiras no escuro. Este é um filme de trevas em que se enxerga demais.