• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 17:33:22 -03

    Nobel de literatura, Orhan Pamuk diz que Turquia vive 'regime de terror'

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/09/2016 13h48

    O escritor turco Orhan Pamuk, vencedor do prêmio Nobel de literatura, descreveu a situação de seu país como um "regime de terror" logo após a prisão de um jornalista e seu irmão. As detenções ocorreram na esteira da tentativa fracassada de golpe de Estado que mergulhou o país no caos há dois meses.

    "Estou muito chateado, quero expressar minhas críticas mais ásperas contra a prisão do escritor Ahmet Altan, de um dos grupos mais importantes do jornalismo turco, e de seu irmão, Mehmet Altan, professor universitário e economista de renome", escreveu Pamuk, em um artigo publicado pelo jornal italiano "La Repubblica".

    Fabio Braga/Folhapress
    O escritor turco Orhan Pamuk, Nobel de Literatura, durante visita a São Paulo, em dezembro de 2011
    O escritor turco Orhan Pamuk, Nobel de Literatura, durante visita a São Paulo, em dezembro de 2011

    "Na Turquia, estão fechando pouco a pouco em celas todas as pessoas que se atrevem a fazer críticas, inclusive mínimas, sobre as ações do governo, baseando-se no ódio mais feroz", continuou Pamuk. "A liberdade de pensamento já não existe. Estamos nos afastando a toda velocidade de um Estado de direito e vamos para um regime de terror."

    Pamuk, que já foi criticado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, não havia falado até agora dos expurgos realizados pelo governo. No sábado, a agência de notícias estatal Anadolu anunciou a prisão de Ahmet Altan e de seu irmão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024