• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 02:49:14 -03

    Hit nos anos 90, peça '5 X Comédia' volta com cotidiano tragicômico

    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    13/09/2016 02h30

    Uma princesa ultrapassada. Um pai de recém-nascido que enlouquece por um boneco da Peppa Pig. Uma arara de fundo de pet shop ressentida. Uma figurante sem noção. Um burocrata que tenta se adaptar a uma suruba.

    É com essas histórias que volta aos palcos a peça "5 X Comédia". Hit dos anos 1990, o espetáculo de 1994 ficou em cartaz por mais de cinco anos.

    Se a versão original da peça fazia a "antologia do besteirol", como escreveu a Folha na época, esta nova roupagem faz a antologia do tragicômico do dia a dia.

    Andre Gardenberg/Divulgação
    Lucio Mauro Filho na peca 5 X Comedia, com direcao de Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira FOTO Andre Gardenberg/Divulgacao (Andre com acento) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Lúcio Mauro Filho se depara com uma suruba em esquete

    "As situações são totalmente diferentes, mas é sempre um humor que surge do caos, da angústia", diz Jô Bilac, que escreveu sobre uma arara ressentida dos privilégios dos bichos que "puxam o saco dos humanos", uma forma de falar da política brasileira hoje.

    Um alienígena que baixasse aqui poderia assistir à peça para ver, de relance, como falamos ("Miga, cê tá bem?", pergunta a Branca de Neve a Alice do País das Maravilhas), do que falamos (papel do homem e da mulher, o cenário político brasileiro) e de quem falamos (o deputado Jair Bolsonaro, por exemplo).

    "Esta geração está fazendo um humor impregnado da realidade contemporânea, do celular, da internet; comenta o dia a dia", diz Monique Gardenberg, uma das diretoras.

    A peça original tinha direção de Hamilton Vaz Pereira, elenco formado por Pedro Cardoso, Denise Fraga, Andréa Beltrão, Diogo Vilela e Luiz Fernando Guimarães, e textos de autores como Luis Fernando Verissimo e Vicente Pereira.

    Para a versão atualizada, Hamilton se juntou, na direção, a Gardenberg.

    Os novos textos foram escritos por Bilac, Julia Spadaccini, Pedro Kosovski, Antonio Prata e Gregorio Duvivier –os dois últimos, colunistas da Folha– e interpretados por Debora Lamm, Fabiula Nascimento, Thalita Carauta, Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho.

    5 X COMÉDIA
    ONDE Teatro Oi Casa Grande (av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio), tel. (21) 2511-0800
    QUANDO qui. a sáb., às 21h; dom., às 20h; até 30/10
    QUANTO R$ 50 a R$ 120; 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024