• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 08:43:20 -03

    Exposição, filmes e espetáculos homenageiam Caio Fernando Abreu

    RODOLFO VIANA
    DE SÃO PAULO

    13/09/2016 02h00

    Acervo Paula Dip
    ORG XMIT: 445601_0.tif Caio Fernando Abreu, escritor, jornalista e dramaturgo gaúcho, posa para foto. (Foto: Acervo Paula Dip) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Caio Fernando Abreu

    Ao lado de um retrato de Caio Fernando Abreu abraçado a Cazuza, uma cortina rosa conduz a uma sala com frases do escritor sobre homoerotismo. "O céu é uma boate gay", lê-se na parede. A alguns passos há um corredor iluminado por um globo no teto; ao fundo, músicas que faziam a noite em clubes como o Madame Satã. A intenção é emular o ambiente frequentado pelo escritor, morto há 20 anos, que teria feito aniversário na segunda (12).

    Mas não apenas o universo gay é contemplado. "A gente ampliou da temática homoerótica para tratar de toda forma de amor", conta Paula Dip, amiga do escritor e curadora da exposição no Museu da Diversidade Sexual.

    Além da mostra, filmes, espetáculos e shows buscam homenagear o autor de "Morangos Mofados" em "Caio Mon Amour", que acontece em São Paulo até o fim do mês.

    Trailer

    O Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos como a peça "Amarelo Distante", de Kiko Rieser (dia 13), a atração de dança "Graxa", de Diogo Granato e Henrique Lima (dia 14), e o show de Cida Moreira com Thiago Pethit (dia 15).

    O MIS (Museu da Imagem e do Som) exibe curtas e longas como "Para Sempre Teu, Caio F.", documentário de Candé Salles inspirado no livro homônimo de Dip (dia 17).

    As bibliotecas de São Paulo e o parque Villa-Lobos também exibem filmes como "Sobre Sete Ondas Espumantes" (dia 22) e "Pela Passagem de Uma Grande Dor" (dia 30).

    CAIO MON AMOUR
    QUANDO espetáculos até sáb. (17); filmes até dia 30; exposição até 28 de janeiro de 2017
    ONDE filmes no MIS-SP, na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos; espetáculos no Teatro Sérgio Cardoso; exposição no Museu da Diversidade Sexual
    QUANTO espetáculos de R$ 30 a R$ 60; filmes e exposição grátis; programação em mis-sp.org.br, teatrosergiocardoso.org.br, bvl.org.br, bsp.org.br e mds.org.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024