• Ilustrada

    Tuesday, 25-Jun-2024 03:34:17 -03

    CRÍTICA

    Superficialidade compromete intenção crítica de 'Cães de Guerra'

    ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    14/09/2016 02h27

    Se há algo interessante em "Cães de Guerra" é o tema, pouquíssimo abordado pelo cinema: o tráfico de armas, atividade tão poderosa quanto nauseabunda.

    Baseado numa história rocambolesca e, no entanto, real, o filme põe em cena Efraim Diveroli (Jonah Hill) e David Packouz (Miles Teller), dois amigos de infância que começam a se dedicar ao fornecimento de armas ao Exército norte-americano durante a Guerra do Iraque.

    Efraim percebe que pequenas empresas podem se dedicar ao negócio, pois muitas licitações se referem a contratos de pequena monta e são desprezadas pelos grandes comerciantes.

    Divulgação
    CENA DO FILME CAES de guerra [War Dogs, Estados Unidos, 2016], de Todd Phillips (Warner). Gênero: comedia. Elenco: Jonah Hill, Miles Teller, Ana de Armas ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Miles Teller e Jonah Hill em cena de "Cães de Guerra"

    Aproveitando as oportunidades, a dupla começa a encher os bolsos rapidamente e a levar uma vida nababesca, sem dilemas de ordem moral.

    Nadando em dinheiro, resolvem entrar numa grande concorrência para armar soldados afegãos. Para honrar o compromisso, acabam se envolvendo com a máfia albanesa, mas demoram a perceber com quem estão lidando.

    Carismático, Efraim –o cérebro da dupla– é a única figura cômica. O introspectivo David é descrito como o bonzinho, mas é tão pusilânime quanto Efraim. Caracterizados a partir de estereótipos, ambos carecem de densidade.

    Essa superficialidade compromete a intenção crítica que o filme parece ter. A cena final, que transborda de ambiguidade, se aplica ao filme como um todo, demasiado indulgente com a cultura do lucro a qualquer preço.

    CÃES DE GUERRA (War Dogs)
    DIREÇÃO Todd Phillips
    ELENCO Jonah Hill, Miles Teller, Bradley Cooper
    PRODUÇÃO EUA, 2016, 16 anos
    QUANDO em cartaz

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024