• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 05:26:21 -03

    Crítica

    Chef Gabriela Barretto transforma receitas em narrativa poética

    LUIZA FECAROTTA
    CRÍTICA DA FOLHA

    17/09/2016 02h15

    Já que temos de comer para viver, diz a escritora norte-americana M.F.K. Fisher (1908-1992), façamos isso com graça e gosto –e com o máximo de prazer. Pois bem. Gabriela Barretto teve a capacidade de transformar seu recém-lançado livro de receitas em uma prosa encantadora sobre o ato de cozinhar, o gosto, a simplicidade.

    "Como Cozinhar Sua Preguiça" tem potencial para atrair, portanto, os amantes da cozinha e de seus enredos e não tão somente cozinheiros –ou aspirantes. Para estes, aliás, há até certos empecilhos: o grau de dificuldade e o tempo de preparo das receitas não estão explícitos e a maior parte delas, como em seu restaurante Chou, é beneficiada com o violento calor do fogo.

    Gui Galembeck/Divulgação
    Chef Gabriela Barretto, que lanca "Como Cozinhar Sua Preguica" (Melhoramentos). Foto: Gui Galembeck / Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    A chef Gabriela Barretto comanda o Chou, no bairro paulistano de Pinheiros

    Se, por um lado, algumas receitas parecem distantes do leitor (nem todo mundo tem churrasqueira em casa para fazer montinhos de brasas e nele esconder uma cebola embrulhada em papel-alumínio), dois elementos o mantêm próximo.

    Gabriela se concentra em ingredientes triviais –geralmente em seu estado bruto, como a mandioca, a couve-flor, o arroz–, e assume uma linguagem coloquial, numa descontraída conversa com o leitor.

    Eis que receitas viram pequenos contos, em narrativa poética, intensa e sensível. Ela ensina a rasgar miolo de pães amanhecidos com as mãos, "como se quisesse alimentar um passarinho pequeno", sugere que o creme fresco borbulhe "gentilmente até espessar", mostra como fazer uma sopa de cenoura, que "aquece o humor com sua cor solar".

    Como Cozinhar Sua Preguiça
    Gabriela Barreto
    l
    Comprar

    E então passeia pela sua infância (as fileiras arrumadas de abacaxi que seu pai plantava, as amoras colhidas para pintar os lábios), pelas experiências a céu aberto, onde cozinhou em fogueiras cuja magia das brasas transforma um "prosaico arroz com ovo frito", e por memórias de sua estadia na Itália, quando ia ao vizinho pegar azeite.

    Não se trata, porém, de um livro biográfico –e ponto. Nem tampouco sobre seu restaurante –apesar de ficar cristalina sua alma simples e "preguiçosa" ocupada em celebrar o ingrediente. Nessas páginas, pois, há um registro apaixonado sobre comida e prazer.

    COMO COZINHAR SUA PREGUIÇA
    AUTORA Gabriela Barretto
    EDITORA Melhoramentos
    QUANTO: R$ 129 (208 págs.)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024