• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 16:30:55 -03

    Dupla francesa Ibeyi apresenta em SP mistura de jazz e cultura iorubá

    VICTORIA AZEVEDO
    DE SÃO PAULO

    13/10/2016 02h40

    Em noite dedicada a jovens artistas internacionais emergentes, sobem ao palco da Audio, nesta quinta (13), pela primeira vez no Brasil, a dupla francesa Ibeyi e a cantora norte-americana Julia Holter.

    Em iorubá, língua falada em países como a Nigéria, "ibeyi" significa "irmãos gêmeos". Na música, refere-se às irmãs Lisa-Kaindé e Naomi Díaz. Nascidas na França, mas baseadas em Cuba, as cantoras de 21 anos se sentem antagônicas. "O fato de sermos opostas, mas ao mesmo tempo complementares, constitui o Ibeyi", diz o duo à Folha por e-mail.

    No disco de estreia, que leva o nome da dupla e foi lançado em 2015, elas mesclam jazz e R&B além da música eletrônica com referências da cultura iorubá. Sem falar na mistura de influências afro-latinas, europeias e cubanas.

    Divulgação
    As irmãs gêmeas Lisa-Kainde e Naomi Díaz do grupo Ibeyi
    As irmãs gêmeas Lisa-Kainde e Naomi Díaz do grupo Ibeyi

    "Misturamos esses cantos às nossas composições. Eles são um legado dos escravos que vieram da África e chegaram a países como Brasil e Cuba".

    Essa mistura chamou a atenção de grandes nomes da cena musical, como o casal Jay-Z e Beyoncé –o que rendeu espaço para as irmãs no álbum visual da diva do pop, "Lemonade" (2016).

    Pela primeira vez no Brasil, as artistas lamentam não conhecer muito da música nacional, só algumas faixas de Elis Regina, Caetano Veloso, Seu Jorge e Carlinhos Brown, "porque nosso pai tocou com ele" –elas são filhas do percussionista Miguel "Angá" Díaz (1961-2006).

    IBEYI + JULIA HOLTER
    QUANDO qui. (13), às 22h
    ONDE Audio; Av. Franciso Matarazzo, 694, s/ tel
    QUANTO R$ 100 em ticket360.com.br
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024