• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:07:50 -03

    Bob Dylan torna-se único artista com Nobel, Oscar, Grammy e Globo de Ouro

    DE SÃO PAULO

    13/10/2016 10h19

    O Nobel que Bob Dylan ganhou na manhã de quinta (13) coloca o compositor americano numa posição curiosa: ele se tornou o único artista na história a ter os principais prêmios nas categorias de música, filme e literatura.

    Prêmios Grammy são comuns na carreira de Dylan. Somam 12, desde o primeiro, em 1973 —álbum do ano com "The Concert for Bangladesh"— até o mais recente, deste ano, quando a série de gravações caseiras "The Bootleg Series Vol. 11: The Basement Tapes Complete" recebeu o prêmio na categoria de melhor álbum histórico.

    Também destacam-se o Grammy de melhor filme musical de 2006, que dividiu com a equipe de "No Direction Home", documentário dirigido por Martins Scorsese, e o Grammy pelo conjunto da obra, prêmio especial que recebeu em 2001 —mesmo ano em que também foram agraciados John Lennon, a primeira estrela de ópera americana Marian Anderson e a pioneira da música country Kitty Wells.

    No lado cinematográfico, Dylan tem um Oscar e um Globo de Ouro. Ambos os prêmios foram recebido em 2001, pela canção "Things Have Changed", da trilha de "Garotos Incríveis", longa dirigido por Curtis Hanson.

    Além dos prêmios internacionais, ele recebeu o Pulitzer em 2008, "por seu profundo impacto na música popular e na cultura americana, marcado por composições líricas de força poética extraordinário". O Pulitzer veio um ano depois de outro reconhecimento, o prêmio espanhol Príncipe das Astúrias.

    Ouça no spotify

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024