• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 02:39:42 -03

    Banda Aviões do Forró é alvo de ação da PF que apura fraude no IR

    DE SÃO PAULO

    18/10/2016 10h52

    João Alvarez/UOL
    Banda Aviões do Forró, que é alvo de operação da PF, no Festival de Verão 2015
    Banda Aviões do Forró, que é alvo de operação da PF, no Festival de Verão 2015

    A banda de forró eletrônico Aviões do Forró, dos vocalistas Solange Almeida e José Alexandre, é alvo de ação da Polícia Federal e da Receita Federal que apura fraudes no imposto de renda. A estimativa é de que a omissão de receitas seja de mais de R$ 300 milhões.

    Batizada de For All, a operação investiga um grupo empresarial de entretenimento responsável por famosas bandas de forró e casas de show no Ceará.

    Segundo a Polícia, há indícios de que integrantes da organização emitiam dados falsos ou omitiam dados relevantes em suas declarações de imposto de renda, tentando se eximir da cobrança de tributos e convertendo os valores não declarados em imóveis, veículos e gastos pessoais.

    Divergências sobre movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em dinheiro e diversas variações patrimoniais foram encontradas. Além disso, o grupo comprava bens como veículos e imóveis, sem declarar.

    A Justiça decretou o bloqueio de imóveis e a apreensão de veículos pertencentes a pessoas ligadas ao grupo.

    Durante a investigação a PF identificou indícios de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa. Não há presos na operação.

    A PF deu o nome da operação de For All ("para todos", em inglês) reproduzindo uma lenda de que a palavra forró, principal ramo do grupo investigado, derivaria da expressão da língua inglesa.

    Segundo a Polícia, engenheiros britânicos que construíam uma ferrovia em Pernambuco no início do século 20 promoviam bailes abertos, para todos (for all). Assim, o termo passou a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024