• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 02:11:43 -03

    SPFW

    Grife Animale abre temporada de moda com desfile emblemático

    PEDRO DINIZ
    DE COLUNISTA DA FOLHA

    23/10/2016 02h00

    Danilo Verpa/Folhapress
    Vitorino Campos com looks da nova coleção da Animale
    Vitorino Campos com looks da nova coleção da Animale

    Não tem Ellus, nem Forum, nem Colcci, nem Cavalera, nem Triton. A 42ª São Paulo Fashion Week começa no domingo (23) com baixa de grifes que animavam o calendário com celebridades e megadesfiles. Terá, porém, nomes mais conhecidos pela criatividade do que pelo poder do caixa, casamento que, no Brasil, não vingou. Só para a Animale.

    A marca carioca abrirá às 17h a semana de moda paulistana com um desfile que comemora 25 anos de "uma união entre criação e negócio", segundo disse à Folha o dono da marca e gestor do grupo Soma, Roberto Jatahy.

    O Tower Bridge Corporate, prédio comercial com vista para a ponte Estaiada, servirá de cenário para a coleção, uma reverência à sensualidade pela qual a Animale ficou conhecida e, anos atrás, criticada.

    "No começo da grife era difícil para a moda nacional falar de sensualidade. Existia sempre um tom de crítica quando escreviam sobre nossas roupas mais justas", relembra Cláudia Jatahy, sócia e irmã de Roberto na marca.

    Ela se refere às curvas aparentes, às fendas e aos comprimentos alguns dedos mais abertos que fizeram a grife fechar as contas no azul ao longo dos anos. No comparativo com 2015, a marca encerrará este ano com aumento de 16% no faturamento e receita líquida de R$ 630 milhões.

    Quem hoje pensa a imagem da etiqueta é o estilista baiano Vitorino Campos, que desde 2014 assumiu o estilo da grife e enveredou por uma moda leve, menos estruturada e fetichista que a do passado.

    "Minha ideia sempre foi levar frescor à roupa. Nossa equipe de estilo faz coleções que podem ser usadas em qualquer lugar do país", diz o estilista, desfazendo a pecha de marca carioca vinculada à Animale. "Nesta [coleção de domingo], haverá uma continuidade dessa proposta."

    Daryan Dornelles/ Divulgação
    Os irmãos Cláudia e Roberto Jatahy, sócios e donos da grife
    Os irmãos Cláudia e Roberto Jatahy, sócios e donos da grife

    No balneário de Hamptons, em Nova York, Campos absorveu listras, beges e tons de branco para compor vestidos clássicos, feitos de matéria-prima natural como o linho e a seda pura. Na esteira da temporada internacional, aplicará flores nas estampas.

    As roupas serão vendidas dentro do modelo de negócio "see now, buy now" (veja agora, compre agora), adotado por grifes internacionais nesta temporada. As peças são postas à venda imediatamente após o desfile, sem a habitual espera de seis meses.

    No caso da marca, 30 modelos desfilados neste domingo serão distribuídos pelos pontos da grife.

    Além da Animale, o grupo Soma também é dono da A.Brand, etiqueta que desfila na SPFW na terça-feira (25), às 17h30, no parque Ibirapuera, onde ocorrerá a maioria das apresentações do evento.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024