• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 07:04:27 -03

    Transição Paulistana

    Sondado por Doria para Cultura, Boni se diz 'encantado' e pondera convite

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    25/10/2016 11h19

    Um dos maiores executivos de televisão no país, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi convidado por João Doria (PSDB) para assumir a secretaria de Cultura em sua gestão. Ambos conversaram na segunda (24).

    "Fiquei encantado pelo convite, mas preciso consultar as bases", afirma o empresário à Folha. O convite foi antecipado nesta terça (25) pelo jornal "O Globo". Boni, 80, foi vice-presidente de produção e programação da Globo e, posteriormente, vice-presidente de operações.

    Embora tenha um apartamento em São Paulo e comande desde 2003 a TV Vanguarda, afiliada da Globo na região de São José dos Campos, Boni e sua família residem no Rio. Além disso, ele diz precisar refletir sobre a viabilidade do cargo entre seus outros compromissos.

    O projeto para a Cultura que Doria lhe apresentou ao formalizar o convite é algo "que há muito tempo falta em São Paulo, desde o Mendonça".

    Atual presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, o ex-deputado Marcos Mendonça (PSDB) foi secretário estadual de Cultura de 1995 a 2002 e vereador em São Paulo, de 1983 a 1994. Em 1990, criou a Lei Mendonça, que prevê isenção fiscal no município a patrocinadores de projetos culturais. A emissora pública paulista negociou um programa de entrevistas para Doria no ano passado —o prefeito eleito apresentava os talk shows "Show Business" (Band) e "Face a Face" (Band News).

    Boni, porém, preferiu não dar mais detalhes sobre os projetos de Doria para a Cultura: "Eles serão conhecidos depois".

    Em seu programa de governo, Doria prometia criar Conselhos de Cultura nas prefeituras regionais, instituir o Prêmio São Paulo Amiga da Leitura e criar o Centro da Memória da Dramaturgia Brasileira, além de descentralizar a Virada Cultural, integrando o evento às Fábricas de Cultura, administradas pelo Estado.

    Em entrevista à Folha durante a campanha, o prefeito eleito disse que pretendia firmar mais parcerias com as Fábricas de Cultura e desenvolver as Ruas Musicais de São Paulo, dedicadas a diferentes estilos de música brasileira em diferentes bairros da cidade.

    Atualmente, a secretaria de Cultura é administrada por Maria do Rosário Ramalho. Funcionária de carreira da Prefeitura, Rosário era secretária-adjunta de Nabil Bonduki, que deixou o cargo em abril deste ano para disputar a eleição a vereador em São Paulo.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024