• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 04:50:20 -03

    Em desfecho de temporada, Balé da Cidade traz versão de 'O Quebra-Nozes'

    IARA BIDERMAN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    08/11/2016 17h18

    O Balé da Cidade vai quebrar tudo, a partir desta quarta (9), na sua versão de "O Quebra-Nozes", tradicional clássico natalino composto por Tchaikovsky (1840-93). "Quebrakovsky - The Nuts Talent Show", coreografado por Alex Soares, fica até domingo no Theatro Municipal de São Paulo, mas os ingressos para a temporada já estão esgotados.

    "É a força da marca 'Quebra-Nozes'. Se compraram ingresso esperando ver algo próximo da versão clássica, não sei o que vai acontecer depois que estrear", diz Soares.

    A ideia de re-coreografar o clássico vem desde 2014, segundo Iracity Cardoso, diretora da companhia paulistana. A montagem foi concretizada agora, em seis semanas –pouco tempo para um espetáculo de noite inteira, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo tocando ao vivo e muitos efeitos especiais criados com projeções de vídeo.

    Na versão original, a menina Clara ganha na noite de Natal um boneco quebra-nozes, transformado em sonho no príncipe que a leva numa viagem a reinos mágicos.

    O Natal em família de Soares é sombrio, como ele imagina ser uma versão de Tim Burton para a fantasia dançada no século 19.

    Há tensão no ar, nas relações entre a superprotegida, mas rebelde, Clara com sua mãe e com seu tio Drosslmeyer, que é quem dá o quebra-nozes à garota.

    "Há uma referência muito sutil sobre um relacionamento mais do que familiar entre o tio e a sobrinha", diz Soares.

    Mais explícita é a referência, no segundo ato, sobre as franquias para TV de shows de talentos. É a parte do sonho de Clara, quando sua viagem serve de pretexto para exibição do virtuosismo dos bailarinos em danças "exóticas" (árabe, espanhola, chinesa).

    Soares criou um show de talentos em que as danças se sucedem como batalhas: há uma de drag queens e outra que lembra as dos BBoys do hip-hop, linguagem pesquisada pelo coreógrafo.

    "Gostei muito dessa ideia das franquias, 'O Quebra-Nozes' também é uma. Nos Estados Unidos, muitas companhias garantem o dinheiro do ano todo com a venda dos ingressos para este balé", diz a diretora do Balé da Cidade.

    *

    QUEBRAKOVSKY -THE NUTS TALENT SHOW
    QUANDO de 9/11 a 13/11; de qua. a sáb., às 20h; dom., às 17h
    ONDE Theatro Municipal de São Paulo, pça. Ramos de Azevedo, s/n, tel. (11) 3053-2090
    QUANTO esgotado

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024