• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 15:22:00 -03

    Espetáculo transforma escritos de Clarice Lispector em missa

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    18/11/2016 02h10

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil. Data 15-11-2016. Espetaculo Estudo Para Missa Para Clarice - Um Espetaculo Sobre o Homem e Seu Deus. Ator Eduardo Wotzik. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress.
    Eduardo Wotzik em 'Estudo Para Missa Para Clarice - Um Espetaculo Sobre o Homem e Seu Deus'

    Reunindo ao longo dos anos textos de Clarice Lispector, o ator e diretor Eduardo Wotzik se deu conta que ali colecionara escritos que versavam sobre o tema do sagrado.

    Dali costurou a dramaturgia de "Estudo Para Missa Para Clarice - Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus", que estreia nesta semana no CCBB de São Paulo após uma temporada no Rio de Janeiro.

    Trata-se de um desdobramento de "Um Ato para Clarice" (1999), em que Wotzik dirigiu a atriz Clarice Niskier (de "A Alma Imoral") numa coletânea de textos da autora.

    "Gosto da ideia de que o teatro me permite estar sempre com a obra em movimento", explica o diretor, em entrevista por e-mail. "De maneira que tenho perseguido por anos a melhor forma cênica de expor a beleza literária de Clarice. Por isso, o 'estudo' no nome da peça."

    Na nova peça, o encenador reuniu e editou textos de Lispector (em boa parte, contos e crônicas), que têm em comum a temática do sagrado e que "revelavam uma Clarice conectada com o 'ápeiron', uma mulher ao mesmo tempo desesperada e sábia" –o termo do grego Anaximandro (séc. 6º a.C.) designa a realidade infinita de onde teríamos vindo e à qual retornaríamos.

    Em cena, Wotzik vive um arauto "clariciano" que, acompanhado de duas beatas (interpretadas pelas atrizes Cristina Rudolph e Natally Do Ó), professa as palavras da escritora e recebe os espectadores nos moldes de uma missa: o público senta, levanta, reza e canta, como se estivesse num ritual.

    Não que a intenção do culto seja a oração de cunho religioso. Está mais para uma reflexão sobre o percurso da vida e sobre questões mundanas do cotidiano e de nossas fragilidades humanas.

    "A arte e a religião são dois sistemas inventados pelo homem para suportar a vida, a ideia da mortalidade, a dureza. O espetáculo dialoga com a arte e a fé, mas também com a poesia e a filosofia. É um encontro, um culto", comenta Wotzik.

    A encenação ritualística é acompanhada de composições clássicas do polonês Henryk Gorécki (1933-2010), que, de acordo com o diretor, levam ao êxtase, deixam o público em estado de graça.

    "Não sei explicar ao certo, mas, quando ouvi a música de Gorécki pela primeira vez, tive a certeza de que Clarice o escutava enquanto 'costurava para dentro' produzindo a sua obra."

    ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE - UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS
    QUANDO qua., qui. e sex., às 20h; até 16/12
    ONDE Centro Cultural Banco do Brasil, r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651/3652
    QUANTO R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024