• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 05:15:04 -03

    Biografia de enxadrista Phiona Mutesi narra penúria do esporte em Uganda

    MARIA CLARA MOREIRA
    DE SÃO PAULO

    26/11/2016 02h00

    Phiona Mutesi conheceu o xadrez aos nove anos, antes de aprender a ler, o que só aconteceria cinco anos mais tarde, aos 14, quando já colecionava três campeonatos nacionais do esporte.

    No mesmo ano, trocou o calor e a umidade de seu barraco em Katwe, a maior de oito favelas da capital Kampala, pelo frio da Sibéria, onde representou Uganda na Olimpíada Internacional de Xadrez, o maior campeonato da modalidade.

    Foi na Rússia que Phiona deu seu primeiro xeque-mate em Tim Crothers, jornalista esportivo americano que contou sua história no livro "Rainha de Katwe", adaptado às telas no filme homônimo com Lupita Nyong'o e Madina Nalwanga, em cartaz.

    Divulgação
    Madina Nalwanga como Phiona Mutesi no filme "Rainha de Katwe"
    Madina Nalwanga como Phiona Mutesi no filme "Rainha de Katwe"

    "Ela estava desconfiada de mim, então eu a desafiei para uma partida para quebrar o gelo. Phiona montou uma armadilha, eu caí direitinho e ela ganhou com um sorriso enorme", conta o autor entrevista à Folha.

    Phiona foi iniciada no jogo pelo missionário Robert Katende. que oferecia uma tigela de mingau a crianças periféricas dispostas a trocar as ruas pelo xadrez. Tampinhas de garrafa e tiras de papelão faziam a vez de peões e tabuleiros. A maior parte dos adeptos ia atrás da refeição.

    Em 2012, Phiona recebeu o título de Mestra do Xadrez aos 16 anos. Aos 20, mora com a mãe e os irmãos em uma casa fora da favela que comprou com parte dos proventos do livro de Crothers e do filme da Disney. Diz sonhar em cursar direito em Harvard, nos EUA.

    Em Uganda os investimentos com o esporte são escassos, tidos como frívolos diante de carências sociais mais graves. O xadrez, em particular, sofre com a falta de recursos —sem suor e explosão física, muitos nem o consideram esporte "de verdade", entre eles o Comitê Olímpico Internacional, que não o inclui entre as modalidades olímpicas.

    Rainha De Katwe
    Tim Crothers
    l
    Comprar

    "É mais esporte que a ginástica artística, julgada de forma subjetiva", diz Crothers. "Que esporte é mais puro que o xadrez, que não sofre com juízes que podem afetar o resultado?"

    RAINHA DE KATWE
    AUTOR Tim Crother
    TRADUÇÃO Alda Lima
    EDITORA HarperCollins
    QUANTO R$ 34,90 (224 págs.)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024