• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 13:58:34 -03

    Em protesto, herdeiro do punk queima raridades do Sex Pistols

    COM A AFP

    26/11/2016 20h06

    Joe Corre, filho do empresário do Sex Pistols Malcolm McLaren e da designer Vivienne Westwood, ateou fogo a um conjunto de valiosas raridades punk neste sábado (26), em protesto aos planos de comemoração do 40º aniversário do movimento.

    O herdeiro do punk queimou artigos de uma coleção estimada em 5 milhões de libras (aproximadamente R$ 21 milhões) em um barco no rio Tâmisa, em Londres.

    "O punk nunca, nunca teve como objetivo ser nostálgico, e você não pode aprender como ser um numa parte do Museu de Londres", disse aos transeuntes que o observavam.

    "O punk se tornou outra ferramenta de mercado para vender algo de que você não precisa. A ilusão de uma escolha alternativa. Conformidade com outro uniforme".

    O conjunto de recordações ficou reduzido a cinzas, com fogos de artifício e imagens de líderes políticos.

    Anteriormente, Corre havia dito que não gostava dos planos de Londres de comemorar os 40 anos da subcultura punk.

    O programa, que inclui atos, show e exposições, é apoiado pelo prefeito de Londres, pela Biblioteca Britânica e pelo Instituto do Cinema Britânico, entre outros.

    Corre afirmou que queria destacar "a hipocrisia que há no coração deste roubo de 40 anos de 'Anarchy In The UK'", o icônico disco do Sex Pistols, lançado em 26 de novembro de 1976.

    "O 'establishment' decidiu que é o momento de comemorá-lo. Estão tentando privatizá-lo, empacotá-lo, castrá-lo", declarou Corre, citado pelo jornal "The Times". "É o momento de atear fogo nisso tudo".

    Um barco do serviço de bombeiros ajudou a apagar as chamas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024