• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 09:10:03 -03

    Beyoncé lidera Grammy com nove indicações; Caetano e Gil têm uma

    DA REUTERS

    06/12/2016 12h04

    Beyoncé se tornou a artista mulher mais indicada na história do Grammy nesta terça (6) ao ficar na liderança com nove indicações neste ano, sendo seguida por Drake, Rihanna e Kanye West, que tiveram oito cada um.

    As nove indicações recebidas por Beyoncé incluem Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano, as três principais distinções do Grammy, pelo hit "Formation" e pelo álbum visual "Lemonade", com canções sobre o movimento negro, feminismo e empoderamento.

    A cantora de R&B foi indicada 62 vezes na história do Grammy e venceu 20 vezes na premiação ao longo de sua carreira. O rapper Kanye West, que recebeu oito indicações neste ano pelo álbum "The Life of Pablo", arrematou 68 indicações ao Grammy e venceu 21 delas.

    Os brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil concorrem na categoria Melhor Álbum de Música do Mundo com "Dois Amigos, Um Século De Música: Multishow Live".

    A cantora britânica Adele também está no páreo para os três principais prêmios com a balada "Hello" e o álbum "25" e recebeu o total de cinco indicações. Anteriormente, a cantora levou as três principais categorias com o álbum "21", de 2012.

    Os álbuns "Purpose", do canadense Justin Bieber, "Views", da estrela do hip hip Drake, e "A Sailor's Guide to Earth", do cantor e compositor country Sturgill Simpson completam a seleção que disputa a categoria Álbum do Ano.

    O Grammy é a principal premiação musical norte-americana e a cada ano integrantes da indústria musical escolhem indicados e vencedores em mais de 80 categorias.

    Os vencedores deste ano serão anunciados em uma cerimônia em Los Angeles no dia 12 de fevereiro de 2017.

    Outros competidores na disputa da categoria Gravação do Ano são "7 Years", de Lukas Graham, "Work", de Rihanna, e "Stressed Out", de Twenty One Pilots. "7 Anos", de Graham, foi também indicada à Canção do Ano ao lado de "I Took a Pill in Ibiza", de Mike Posner, e "Love Yourself", de Bieber.

    Drake e Rihanna compartilham três das oito indicações individuais que receberam, duas pelo dueto em "Work" e uma pela participação da cantora em "Views", de Drake.

    Chance The Rapper obteve sete indicações, incluindo à categoria de Artista Revelação, na qual o artista de 23 anos disputa com o duo pop The Chainsmokers, o rapper californiano Anderson Paak e as cantoras country Kelsea Ballerini e Maren Morris.

    David Bowie, morto em janeiro dois dias após o lançamento de seu último álbum, "Blackstar", recebeu quatro indicações, incluindo à categoria Disco de Música Alternativa.

    Prince, que morreu em abril, também figura com uma indicação por seu álbum "Hit n Run Phase Two" na categoria Melhor Engenharia de Som de Álbum Não-clássico, ao lado de "Blackstar", de Bowie.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024