• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 09:20:49 -03

    'MasterChef' termina com 2 edições no forno; Paola e Jacquin terão programas solo

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    13/12/2016 02h16

    O prato principal da Band em 2017 já está no forno: mais duas edições do "MasterChef", reality culinário que encerra sua quarta edição nesta terça-feira (13), batendo recordes de audiência.

    Apenas com concorrentes profissionais na disputa por R$ 170 mil e um carro, esta safra levou a emissora (geralmente, a quarta no Ibope) ao primeiro lugar por mais de meia hora em seis dos dez episódios exibidos até agora.

    O penúltimo, na semana passada, chegou à média de 1,4 milhão de espectadores na Grande São Paulo (7,3 pontos no Ibope), com pico de 1,7 milhão (8,8 pontos). E ficou na liderança por 47 minutos.

    Um feito para o horário das 22h30 à 0h30, quando público tende a desligar a TV. Especialmente, levando-se em conta que o programa entra no ar na cola de programas religiosos com audiência desprezível. Eles compram espaço na da Band e impedem que o "MasterChef" comece mais cedo.

    A importância do programa ("a joia da coroa, o brinco de ouro da princesa", diz o vice-presidente comercial, Marcelo Mainardi) é tamanha que a emissora adotou para o reality a mesma tática de vendas de publicidade do futebol, tradicional produto da casa.

    A Band acerta com antecedência todas as inserções e prioriza quem compra primeiro.

    Já não há mais cotas de patrocínio disponíveis para a quinta edição do "MasterChef" (com cozinheiros amadores), prevista para o início de 2017, afirma Mainardi.

    Nem mesmo para os intervalos comerciais –hoje, 30 segundos no programa custam R$ 333,4 mil, sem levar em conta os descontos. Pouco mais caro que uma inserção na novela das 18h da Globo.

    A sexta temporada, no segundo semestre, repetirá o formato com profissionais –sempre com o quarteto Ana Paula Padrão, Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin, contratados até 2018, segundo Diego Guebel, diretor artístico da Band.

    O executivo conta que sua equipe prepara novidades para o "MasterChef" em 2017, como novas etapas de seleção nas audições dos candidatos. As inscrições estão abertas no site da emissora.

    VOOS SOLO

    Jacquin volta ao ar na emissora já em janeiro, para o reality "Pesadelo na Cozinha", no qual ajuda a resgatar restaurantes à beira da falência.

    Paola Carosella também deve ganhar seu próprio programa no segundo trimestre de 2017 ou no início do segundo semestre do ano que vem, em um formato que ainda está em desenvolvimento pela cúpula da Band.

    Hoje, o trio tem de decidir entre Dayse e Marcelo. Os finalistas mantiveram rusgas ao longo da temporada –Marcelo chegou a dizer que ela era a mais fraca da atração.

    Quinto programa de TV mais comentado no Twitter em todo o mundo, desta vez o "MasterChef" esquentou o debate sobre machismo. As participantes desabafaram sobre casos em que foram oprimidas por homens nas cozinhas onde trabalharam.

    A própria Dayse ouviu de um colega em uma prova: "Pegue a vassoura e varra o chão". Agora, disputa a final com Marcelo, que também a menosprezou, com ares de revanche. "O 'MasterChef' permite essa discussão. Desta vez, foi em direção ao feminismo, faz parte. Não é só um programa, a culinária é apenas um fundo", diz Guebel.

    NA TV
    MasterChef Profissionais
    QUANDO às 22h30, na Band

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024