• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 12:20:53 -03

    Denise Milan reflete sobre a conexão entre homem e a natureza em mostra

    DE SÃO PAULO

    14/12/2016 02h08

    Em 1995, a artista paulistana Denise Milan disse ver nos cristais do solo brasileiro uma tradução da lucidez de seu povo. Hoje, ela se volta aos minerais como um exemplo de resiliência frente às intempéries mais variadas.

    "A pedra nos ajuda a compreender que fazemos parte de um todo, de um arco existencial onde podemos encontrar um rumo e interromper esse processo de fragmentação que nos isola", afirma a artista à Folha.

    A busca pessoal da artista por aprender com a harmonia geológica está documentada em "Concentração", mostra em cartaz na galeria Lume, em São Paulo. São 14 trabalhos que investigam a obsessão por elementos concêntricos em sua obra.

    Divulgação
    Tríptico Óptico', obra que está na mostra de Denise Milan
    'Tríptico Óptico', obra que está na mostra de Denise Milan

    Denise não perseguiu o ideal do centro propositadamente. A constante manifestação do símbolo foi percebida e apontada por Marcello Dantas, curador da exposição.

    "Trabalho com pedra há 30 anos e não tinha me dado conta dele. Foi intuitivo", conta. "Acho que porque a busca do centro é a busca do interior, do lugar que revela sua essência, que abriga a semente, as origens."

    A partir de elementos como o quartzo, o basalto e a sodalita, Denise reflete sobre a conexão entre a humanidade e a natureza em esculturas que replicam entranhas, olhos, ventre e umbigo minerais.

    O mesmo ideal rege o Espetáculo da Terra, projeto de arte-educação que mantém desde 2010 na periferia de São Paulo, promovendo a integração entre o público infantil, sua cidade e o planeta.

    "Nós estamos inseridos na natureza, dentro do cosmos, mas nos esquecemos disso", afirma. "A pedra, então, vem como um chamado: o cristal, translúcido, evoca a nossa transformação pela lucidez."

    CONCENTRAÇÃO
    ARTISTA Denise Milan
    ONDE Galeria Lume - r. Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa, tel. (11) 4883-0351
    QUANDO de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 11h às 15h; até 23/12

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024