• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 08:44:41 -03

    Gilberto Gil consegue liminar contra Facebook em caso sobre notícia falsa

    DE SÃO PAULO

    28/12/2016 13h20 - Atualizado às 17h22

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Gilberto Gil em lançamento do seu livro "Disposições Amoráveis" veis, no Unibes Cultural, em São Paulo
    Gilberto Gil em lançamento do seu livro "Disposições Amoráveis" veis, no Unibes Cultural, em São Paulo

    A Justiça determinou que o Facebook e o sites Rede Pensa Brasil e Folha Digital retirem do ar links com uma falsa entrevista em que Gilberto Gil critica o juiz Sérgio Moro e defende o ex-presidente Lula de acusações na Operação Lava Jato.

    Em liminar concedida na última sexta (23), o Tribunal de Justiça do Rio também obriga o Facebook a fornecer informações sobre Hernandes dos Reis, autor de comentários racistas sobre Gil em uma publicação que replicava a notícia inverídica. O escritório de advogados Souto Correa, que representa o artista, irá mover uma nova ação contra esse usuário, que xingou o músico de "macaco filho da puta".

    Gil afirma que jamais concedeu entrevista aos sites em questão. Em outros sites de credibilidade questionável ainda é possível encontrar falsas críticas do músico a Moro e à Lava Jato.

    Por meio de sua assessoria de imprensa, o Facebook afirmou que não irá se pronunciar sobre o caso.

    Procurado pela Folha, Hernandes dos Reis diz não ser responsável pela publicação e que suspeita que seu perfil tenha sido usado por outra pessoa. A reportagem procurou, por e-mail, os responsáveis pelo Pensa Brasil e Folha Digital, mas não obteve resposta.

    A difusão de notícias infundadas pelo Facebook tem sido alvo de amplas críticas, especialmente após a campanha eleitoral norte-americana. A empresa divulgou recentemente que irá contratar checadores e combater a veiculação de conteúdo falso.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024